Ensino

Grupo da FaE promove ciclo de debates sobre o Programa 'Future-se'

Primeira atividade será realizada nesta quinta

O Grupo de Pesquisa Universitátis, da Faculdade de Educação (FAE), promoverá, a partir desta quinta, dia 19, três edições do Ciclo de debates sobre a Universidade e o Future-se. Os interessados podem se inscrever até está quarta, 18, enviando mensagem com nome completo, vínculo com a Universidade ou com outra instituição, atividade de trabalho e escolaridade para universitatisufmg@gmail.com. As inscrições também serão aceitas no local do evento.

O intuito é promover debates e aprofundar análises acerca do projeto de universidade construído no país desde os anos de 1990 e do processo de reestruturação das Instituições Federais de Ensino Superior, proposto pelo governo federal por meio do Programa Future-se. Pretende-se, ainda, discutir as estratégias de luta em defesa da universidade pública, em especial as federais, em meio a cortes de verbas e bolsas CNPq e Capes, indicação de reitores e a reestruturação da universidade.

Nesta quinta, às 14h, no auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação, serão discutidos o financiamento e a gestão da Universidade e quais as mudanças acarretadas pelo Programa. No dia 26, o tema em foco é o O contexto político e econômico e a reestruturação da Universidade por meio do Future-se. No dia 11 de outubro, no encerramento do ciclo, será abordada a adesão e lutas nas universidades, os limites e as possibilidades. O debate será transmitido ao vivo pelo canal da FaE no Youtube.

O programa já foi discutido anteriormente pela UFMG, nos dias 12 e 13 de agosto, em debate convocado pelo Conselho Universitário.

Debate sobre o 'Future-se' realizado em agosto no CAD1
Debate sobre o 'Future-se' realizado em agosto no CAD1 Foca Lisboa / UFMG

O evento será aberto ao público e terá emissão de certificado. Mais informações estão disponíveis na página Universitátis UFMG no Facebook.