Ciclo de estudos sobre feminismo negro terá lançamento de livros

Evento é realizado na Fafich

Lançamento de livros sobre temática feminina e feira com exposição de produtos da economia solidária e feminista marcam o encerramento, nesta quarta-feira, 28, do 2º Ciclo de Estudos sobre feminismo negro, interseccional e decolonial, organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher (Nepem).

O evento acontece no Auditório Professor Luiz Bicalho, na Fafich, no campus Pampulha, das 15h às 18h. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ciclodeestudos.nepem@gmail.com.

O livro Pedagogias feministas decoloniais: A extensão universitária como possibilidade de construção da cidadania e autonomia das mulheres de Minas Gerais, organizado pela professora da UFMG Marlise Matos, parte de experiências de dois projetos de extensão desenvolvidos pelo Nepem nos últimos dez anos – o Fórum das Mulheres do Vale do Jequitinhonha e o Mulheres Construindo Cidadania – para dar corpo a uma proposta pedagógica e política que dialoga com a promoção de um horizonte normativo de emancipação para todas as mulheres.

.
Reprodução

Já o livro Mulher negra: afetividade e solidão será relançado com a presença da autora, Ana Cláudia Pacheco, professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A obra analisa a solidão da mulher negra, cuja posição social está associada ao “mercado do sexo” e ao trabalho doméstico, em contraposição às mulheres brancas, vinculadas à “cultura do afetivo” e do casamento.

Fundado em 1984, o Nepem tem como objetivo principal articular estudos e projetos de pesquisa, ensino e extensão universitária desenvolvidos na UFMG sobre a condição da mulher na sociedade brasileira.