Arte e Cultura

Ciclo UFMG de Cultura consulta comunidade sobre ações estratégicas para o setor

Nova rodada da série de fóruns começa no dia 12; objetivo é incentivar a participação da comunidade na construção de políticas culturais

Esculturas em cerâmica em exposição na Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha, um dos eventos mais tradicionais da área da cultura promovidos pela UFMG
Esculturas em cerâmica em exposição na Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha, evento que promove e valoriza uma das mais tradições mais expressivas da cultura de Minas GeraisFoto: Foca Lisboa | UFMG

Começa na segunda, dia 12 de dezembro, mais uma rodada do Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura que, nesta edição, envolverá a comunidade universitária na seleção das ações que deverão guiar a elaboração do futuro Plano de Cultura da UFMG.  A consulta pública é aberta a todas as pessoas com vínculo com a Universidade (estudantes do ensino fundamental, médio, profissionalizante, graduação e pós-graduação, servidores técnico-administrativos, profissionais terceirizados e docentes) e vai até 16 de dezembro, por meio de 10 fóruns temáticos realizados pela plataforma Zoom.

Esta é a segunda edição do Ciclo de Fóruns UFMG de Cultura, cujo objetivo é dialogar com a comunidade acadêmica a fim de subsidiar as políticas culturais da universidade. Em 2021, ainda durante a pandemia de covid-19, foram realizados 13 fóruns participativos, que promoveram discussões sobre importantes temas para a afirmação e promoção do direito à cultura no ambiente universitário. Ao fim dos encontros, foi elaborado um documento-síntese com as sugestões encaminhadas pelos participantes em áreas como comunicação, transversalidade e descentralização da cultura, cooperação institucional e patrimônio cultural, financiamento e avaliação de políticas culturais, grupos e espaços culturais acadêmicos, entre outras.

Diversidade
Ao todo, 190 ações estratégicas foram propostas pelos participantes, que abrangiam desde a capilarização do setor cultural no cotidiano da Universidade até a institucionalização de novos modelos de financiamento. De acordo com a pró-reitora adjunta de Cultura, Mônica Medeiros Ribeiro, o desafio atual é ordenar essas ações de forma a priorizar aquelas que são fundamentais e possíveis de serem desenvolvidas em um plano de curto e médio prazos.

“A partir de segunda-feira, vamos dar início a uma jornada de dez fóruns temáticos, em que toda a comunidade terá a oportunidade de elencar até 50 ações estratégicas entre as 190 sugeridas durante a edição 2021 do Ciclo. Serão escolhidas as cinco ações mais votadas de cada tema”, detalha a pró-reitora adjunta.

Inscrições abertas
Os interessados em participar dos fóruns podem se inscrever neste site para receber por e-mail o link de acesso às salas do Zoom, onde acontecerão os debates. Quem tiver interesse, mas não puder participar dos encontros, pode ler previamente no site as ações que serão discutidas em cada fórum e enviar suas considerações por meio de formulários próprios disponíveis no endereço eletrônico.

Os formulários ficarão abertos somente até o início da realização de cada fórum, para que as sugestões recebidas possam ser compartilhadas entre os participantes. Os participantes receberão certificados.

Datas e temas

12/12 (segunda)
9h30 – Fórum Criação de redes de comunicação cultural na UFMG
14h30 – Fórum Transversalidade da cultura: ensino, pesquisa, extensão e política estudantil