Extensão

CineCentro exibe musical e comédia nesta semana

'Cinderela em Paris', com Audrey Hepburn, abre programação deste mês
'Cinderela em Paris', com Audrey Hepburn, abre programação deste mês Divulgação

Seleção de nove filmes de diversos gêneros e fases da história do cinema serão exibidos no mês de agosto, no Centro Cultural UFMG. Para esta semana, o projeto CineCentro programou o musical Cinderela em Paris, de Stanley Donen (terça, 2), e a comédia O galante Mr. Deeds, de Frank Capra (quinta, 4).

Com o objetivo de convidar o público a conhecer obras que geralmente não são exibidas em circuitos comerciais, a programação contempla também gêneros como guerra, romance, ficção científica e drama.

As sessões, gratuitas, são realizadas nas terças e quintas-feiras, às 19h. O Centro Cultural fica na Avenida Santos Dumont, 174, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8280.

Programação

Terça, 2 – Cinderela em Paris (musical) – Direção: Stanley Donen (EUA, 1957, 100’) 

Dick Avery (Fred Astaire) é fotógrafo de revista de sucesso e está atrás de um rosto diferente e encantador. Ao voltar à livraria de seu último ensaio, encontra Jo (Audrey Hepburn), bela jovem que lhe parece ser a modelo ideal. Juntos, seguem para Paris, onde descobrem o sucesso e um grande amor.

Quinta, 4 – O galante Mr. Deeds (comédia) – Direção: Frank Capra (EUA, 1936, 115’) 

O simplório e honesto poeta Longfellow Deeds (Gary Cooper), de Mandrake Falls, recebe herança milionária de seu tio, o que o obriga a deixar sua vida no interior e partir para Nova York, onde lidará com pessoas que só pensam em aproveitar de sua fortuna e humildade. Ele se envolve em um romance com uma esperta jornalista e se torna alvo de implacáveis homens de negócio e parentes.

Terça, 9 – Um estranho na escuridão (guerra, thriller) – Direção: Frank Launder (UK, 1946, 112’)

Birdie Quilty (Deborah Kerr), jovem irlandesa, odeia a Inglaterra e, em seu aniversário de 21 anos, decide deixar sua casa e integrar o Exército Republicano Irlandês (IRA). Contudo, em razão de um mal-entendido, ela acaba fazendo contato com um espião nazista, que considera tratar-se de um líder do Irã. Ele a recruta para a causa nazista e Birdie se envolve em uma série de confusões, sem imaginar que seu verdadeiro chefe é Adolph Hitler.

Quinta, 11 – Tudo que o céu permite (romance) – Direção: Douglas Sirk (EUA, 1955, 89’)

Cary Scott (Jane Wyman) é viúva respeitável da alta classe média que se sente frustrada, mas reencontra o amor ao se apaixonar por Ron Kirby (Rock Hudson), seu jardineiro. Apesar de ser 15 anos mais velha e ter um casal de filhos já crescidos, ela decide assumir esta paixão. Entretanto, Cary encontra preconceito em vários de seus amigos íntimos e até mesmo nos filhos, que não aceitam que a mãe mantenha tal relação.

Terça, 16 – O homem invisível (ficção científica) – Direção: James Whale (EUA, 1933, 71’)

Um estranho chega em uma pequena vila com o objetivo de terminar suas pesquisas científicas. Seu nome é Jack Griffin (Claude Rains), que criou uma fórmula que o permitiu ficar invisível. Porém, enquanto busca o antídoto para voltar ao normal, os problemas começam a acontecer e a população local descobre sua natureza.

Quinta, 18 – Como era verde o meu vale (drama, familiar) – Direção: John Ford (EUA, 1941, 124’)

Aos 60 anos, Huw Morgan relembra sua vida quando garoto em uma pequena cidade mineradora. Suas reminiscências revelam a desintegração da unida família Morgan e de seus dedicados pais, enquanto capta os sentimentos e problemas daquele tempo. O filme ganhou cinco prêmios Oscar ao todo, incluindo melhor direção.

Kim Stanley, em 'Farsa diabólica'
Kim Stanley, em 'Farsa diabólica' Divulgação

Terça, 23 – Farsa diabólica (suspense, crime) – Direção: Bryan Forbes (EUA, 1964, 120’).

Myra Savage (Kim Stanley, na foto acima) é uma mulher com inclinação para a farsa e ambiciona tornar-se uma celebridade no mundo dos médiuns e paranormais. Ela concebe um crime obscuro colocando seu marido (Richard Attenborough) como cúmplice. Após sequestrarem uma criança eles planejam convencer a polícia e a mídia que suas habilidades telepáticas podem resolver o crime. Mas o que não imaginam é que eles não têm o controle das coisas entre os vivos e muito menos entre os mortos.

Quinta, 25 – Zona proibida (aventura) – Direção: William Dieterle (EUA, 1949, 104’)

O comandante Paul Vogel desbrava um deserto africano à procura de uma lendária jazida de diamante. Seu principal concorrente na empreitada é o guia de caça Mike Davis (Burt Lancaster), que prossegue habilmente evitando as armadilhas plantadas por Vogel.

Terça, 30 – O preço de um homem (faroeste) – Direção: Anthony Mann (EUA, 1953, 124’)

Howard Kemp (James Stewart), um caçador de recompensas, tentar ganhar dinheiro para comprar de volta a terra que perdera injustamente enquanto estava ausente na Guerra Civil.

Assessoria de Comunicação do Centro Cultural UFMG