Notícias Externas

‘Cineclube italiano’ exibe filmes recém-lançados do país europeu inéditos no Brasil

Plataforma de streaming do Cine Petra Belas Artes disponibilizará sete filmes ao longo do ano de maneira gratuita

‘O que será’, de Francesco Bruni, é o primeiro filme disponível da mostra
‘O que será’, de Francesco Bruni, é o primeiro filme disponível da mostra Divulgação

O cinema italiano contemporâneo é destaque de mostra online do Cine Petra Belas Artes, em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo. A iniciativa deixará disponíveis gratuitamente no canal de streaming do Belas Artes, o À La Carte, filmes italianos recém-lançados por lá e inéditos no Brasil. O Cineclube fica ativo até dezembro, apresentando um total de sete filmes entre comédias, dramas, e até uma animação. Cada produção também será tema de um debate ao vivo. A primeira delas, O Que Será, do diretor Francesco Bruni, já está disponível e fica até o dia 27 desse mês.

O Cineclube italiano e a produção contemporânea do país europeu foram temas de entrevista no programa Noite Ilustrada desta sexta-feira, 21, com a diretora executiva do Grupo Belas Artes, Juliana Brito. Na conversa, ela detalhou como foi feita a curadoria da programação. “A gente está trazendo obras atuais, filmes contemporâneos para a gente dar uma olhadinha no que essa cinematografia tão importante, tão potente, está fazendo nos dias de hoje. São gêneros e histórias diferentes, algumas baseadas em fatos, outras em ficção. Há uma animação e filmes premiados que participaram de grandes festivais antes de terem sua estreia nos cinemas italianos”, resumiu.

Juliana Brito também ressaltou como a ideia de cineclube aproxima o público de temas plurais, comentou as semelhanças entre produções brasileiras e italianas e ainda deu uma prévia da história dos longas selecionados para a mostra. A programação está disponível na plataforma À La Carte, do Cine Petra Belas Artes.

Produção: Alexandre Miranda, Maron Filho e Carlos Ortega, sob orientação de Luiza Glória e Hugo Rafael

Publicação: Alessandra Dantas