Coletivoz Sarau de Periferia lança obra comemorativa
Livro ‘À luta, à voz’ será lançado nesta sexta, em evento no Centro de Referência da Juventude
Inspirado pelo Sarau da Cooperifa e a Literatura Marginal, de São Paulo, o Coletivoz Sarau de Periferia, encarregado de produzir e divulgar a literatura marginal belo-horizontina, está celebrando dez anos de criação. As realizações do sarau ocorrem em praças, escolas, centros culturais, bibliotecas, teatros e universidades e são articuladas tanto por jovens, quanto por adultos oriundos de periferias, favelas e ocupações culturais.
A ação pioneira do movimento fomentou a fundação de outros grupos similares e igualmente responsáveis por fomentar a literatura e dar voz à população periférica da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Para comemorar os dez anos do Coletivoz Sarau de Periferia, será realizado na noite desta sexta-feira, 14, o evento Coletivoz 10 anos de Literatura Marginal em BH, no Centro de Referência da Juventude (CRJ - Rua Guaicurus, 50, Centro). A comemoração inclui o lançamento do livro À Luta, À Voz, publicado pela Editora Venas Abiertas, composto por textos de integrantes do sarau e a realização de uma feira literária de publicações independentes.
A produtora do livro, Joy Gonçalves, falou sobre o evento, em entrevista ao programa Universo Literário, da Rádio UFMG Educativa.