Ensino

Colóquio discute expansão, regulação e avaliação do ensino superior na Faculdade de Educação

Estevam Las Casas, Jaime Ramírez, Sandra Goulart Almeida e Daisy Cunha
Estevam Las Casas, Jaime Ramírez, Sandra Goulart Almeida e Daisy Cunha Foca Lisboa/UFMG

A expansão por que tem passado a UFMG nos últimos anos torna ainda mais propícia a discussão proposta pelo Colóquio Educação Superior: dimensões e perspectivas transdisciplinares – Políticas de Educação Superior: expansão, regulação, avaliação, defendeu o reitor Jaime Ramírez na manhã desta segunda-feira, 28, durante mesa de abertura do evento no Auditório Neidson Rodrigues, da Faculdade de Educação (FaE).

O evento, que tem transmissão ao vivo, pode ser acompanhado pela internet.

Reitor Jaime Ramírez
Reitor Jaime Ramírez Foca Lisboa/UFMG

Ao lado da vice-reitora Sandra Goulart Almeida, Jaime Ramírez afirmou que o atual reitorado tem tratado a regulação e a avaliação do ensino superior com bastante interesse e cuidado, já que são questões que afetam a Universidade em todas as suas dimensões.

“É preciso destacar o esforço empreendido pelo Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) em propor discussões que fogem do lugar comum e promovem problematizações pertinentes e importantes para o meio acadêmico”, parabenizou o reitor.

Professor Estevam Barbosa de Las Casas
Professor Estevam Barbosa de Las Casas Foca Lisboa/UFMG

O diretor do Ieat, professor Estevam Barbosa de Las Casas, destacou que as discussões que serão realizadas hoje (28) e amanhã (29) integram uma série de atividades que têm sido propostas desde o ano passado e que seguem ao longo de 2016. De caráter multimodal, o colóquio tem o objetivo de ouvir várias vozes para a construção coletiva de propostas para o ensino superior.

Segundo a professora Daisy Moreira Cunha, membro do Comitê Diretor do Ieat, outros três módulos devem ser realizados neste ano: o primeiro, em parceria com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), para discutir o ensino superior nos países membros do Brics (grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul); o segundo tratará das interfaces da educação a distância, em parceria com o Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed); em parceria com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e o Giz, o terceiro evento discutirá questões curriculares.

“Cada um desses módulos se debruça sobre temáticas relacionadas a campos de pesquisa já consolidados e que influenciam o ensino superior. Nosso objetivo em cada uma dessas etapas é detectar problemas e os limites encontrados na pesquisa em relação a essas deficiências”, afirmou.

Programação

Durante a manhã desta segunda, o professor emérito da UFMG Carlos Roberto Jamil Cury discute o tema Avaliação e flexibilidade na Educação Superior pós-Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) 9.394/96, com moderação da professora Cristina Alvin, diretora de avaliação institucional da UFMG. Em seguida, o professor José Francisco Soares, aposentado da FaE, fala de indicadores de qualidade na educação superior.

A programação segue na tarde de segunda-feira e no dia seguinte, com convidados como Arlindo Philippi Junior, diretor de Avaliação da Capes, Dilvo Ilvo Ristoff, diretor de Políticas e Programas de Graduação do MEC, e Claudia Maffini Griboski, diretora de Avaliação da Educação Superior do Inep, além de professores da UFMG que atuam como coordenadores de colegiados e de programas de pós-graduação.

O colóquio é aberto ao público, que receberá certificado de participação. Não é necessário fazer inscrição prévia. O evento é organizado em parceria com as pró-reitorias de Graduação e Pós-graduação, com a Diretoria de Avaliação Institucional (DAI) e com o Caed. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-4123, pelo e-mail info@ieat.ufmg.br e no site do Ieat.