Pesquisa e Inovação

Colóquio homenageia primeira mulher agraciada com a Medalha Fields da Matemática

Maryam Mirzakhani era especialista em matemática pura
Maryam Mirzakhani era especialista em matemática pura Stanford University

O Departamento de Matemática da UFMG realizará nesta quinta-feira, 10, a partir das 16h45, colóquio em homenagem à matemática iraniana Maryam Mirzakhani, primeira mulher laureada com a Medalha Fields – considerada o Prêmio Nobel da área –, morta em julho deste ano em decorrência de um câncer de mama. O evento será realizado na sala 3060 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx).

Laureada em 2014 (no mesmo ano em que o brasileiro Arthur Ávila recebeu a medalha) por suas contribuições sobre a dinâmica e geometria da chamada Superfície Riemann, importante teoria no campo da análise complexa, Mirzakhani também foi a primeira representante do Irã a receber a premiação. A matemática era professora na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Organizado pelos professores Carlos Carballo e Sônia Pinto de Carvalho, o evento contará com a participação do compatriota de Maryam, o professor Hassan Alishah, lotado no Departamento de Matemática, que falará sobre aspectos da vida da pesquisadora – de sua formação no Irã à obtenção dos resultados mais importantes. Em seguida, o professor russo Dimitry Scheglov discorrerá sobre as contribuições que a credenciaram a conquistar a Medalha Fields.

Legado
Especialista em matemática pura, Mirzakhani dedicou-se ao estudo de espaços modulares, geometria hiperbólica, teoria ergódica e Teoria de Teichmüller. Ainda que de caráter teórico, seu trabalho pode ter impacto no estudo de questões sobre a origem do universo, física teórica, ou, pelo fato de involucrar teoria quântica dos campos, ser aplicado em engenharia e ciência dos materiais. No âmbito da matemática, suas investigações têm implicações no estudo dos números primos e na criptografia.