Arte e Cultura

Colóquio promove debates sobre a dramaturgia contemporânea

Palestra do chileno Ramón Griffero, ícone da resistência ao regime de Pinochet, abre evento no dia 9

Sua obra teatral é referência quando o assunto é a resistência cultural e política à ditadura chilena de Pinochet
Griffero é autor de obra de referência na resistência cultural e política à ditadura de Pinochet Facebook / Arquivo pessoal

No próximo dia 9 de novembro, quinta-feira, o chileno Ramón Griffero, dramaturgo, um dos mais reconhecidos diretores de teatro da América Latina, abrirá o Colóquio internacional dramaturgias e pulsões anárquicas, que vai até 11 de novembro, na Faculdade de Letras (Fale).

Referência no enfrentamento cultural e político à ditadura chilena comandada pelo general Augusto Pinochet no período de 1973 a 1990, Griffero abordará a noção de representação como ato de resistência, tanto em períodos ditatoriais quanto democráticos, na palestra Del arte político a la política del arte, às 10h, no auditório A104 do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD2).

Organizado pelo Núcleo de Estudos em Letras e Artes Performáticas (Nelap), o colóquio tem programação composta de conferências, mesas-redondas, fóruns de discussão e espetáculos. O objetivo é pôr em debate textos e espetáculos contemporâneos que tragam à tona aspectos sociais, políticos, estéticos e insurgentes, dando voz às demandas plurais de uma sociedade, que se torna cada vez mais complexa com a conscientização das lutas de minorias, a expansão das tecnologias e os limites alargados pela comunicação.

As inscrições para participação como ouvinte estão abertas até 9 de novembro e podem ser realizadas pelo site do evento. O custo é de R$20.

No segundo dia do evento, Newton Moreno, diretor e ator brasileiro, participará de mesa-redonda juntamente com o dramaturgo belo-horizontino Eid Ribeiro, às 10h, no auditório A104 do CAD2. Outro destaque da programação é a mesa-redonda que reunirá Marcio Abreu, fundador e integrante da Companhia Brasileira de Teatro, e a professora Leda Maria Martins, da Fale, no dia 11 de novembro, às 10h, no Anfiteatro 2003 da faculdade.

Os espetáculos Corno sim, manso jamais, agendado para o dia 9, às 20h, no auditório A104, e A mulher que andava em círculos, no dia 10 de novembro, às 19h30, no Espaço Preto do prédio do Teatro, também figuram na programação do evento.

Outras informações podem ser obtidas pelo site do colóquio ou pelo e-mail letraseartesperformaticas@gmail.com.