Notas Oficiais

Comissão de sindicância vai apurar responsabilidades sobre festa não autorizada

Em nota, Conselho Universitário repudiou evento de grande porte, realizado no dia 28 de abril, que trouxe grandes transtornos para a comunidade acadêmica

Brasão da UFMG refletido em sala do prédio da Reitoria
Brasão da UFMG refletido em sala do prédio da Reitoria Ana Maria Vieira | UFMG

O Conselho Universitário decidiu suspender, por tempo indeterminado, a realização de qualquer tipo de festa nos espaços físicos da UFMG e instituiu comissão para revisar a Portaria 153, de 11 de novembro de 2013, que regulamenta o assunto. Reunido nesta quinta-feira, dia 5, o órgão máximo de deliberação da UFMG avaliou os impactos da festa que, no dia 28 de abril, reuniu cerca de oito mil pessoas no campus Pampulha e determinou a abertura de comissão de sindicância para apurar as responsabilidades relacionadas ao episódio.

Em nota à comunidade, o Conselho lembra que o evento, não autorizado, ocorreu sem comunicação formal, “portanto, sem o necessário planejamento, sem infraestrutura sanitária e de segurança, sem controle de acessos e sem garantia da preservação da normalidade das atividades acadêmicas”. No comunicado, o órgão também destaca que a festa contrariou as determinações da própria portaria 153, além de ter confrontado “as determinações da Universidade sobre a manutenção das medidas de biossegurança para o enfrentamento da pandemia ainda em curso”.

Assinada pela reitora Sandra Regina Goulart Almeida, que também preside o Conselho Universitário, a nota registra, ainda, que o episódio não reflete a atitude coletiva, responsável e cuidadosa de servidores e estudantes da UFMG:  “Lamentavelmente, o evento festivo em questão afetou toda a comunidade universitária do campus Pampulha da UFMG, que se viu prejudicada ou impedida de exercer as suas atividades-fim, que são o ensino, a pesquisa e a extensão".

Leia a íntegra do comunicado.