Competição de robôs reunirá estudantes de graduação e do ensino médio

Evento terá início em 22 de agosto, no hall da Escola de Engenharia; inscrições seguem até o dia 3 do mesmo mês

Circuito da competição:
Circuito da competição: avaliação por sensoriamento combina distância, tempo e velocidadePETEE

Estudantes de graduação e dos ensinos médio e técnico, de qualquer instituição, podem participar da quinta edição da Competição de Robôs Autônomos (Cora), que será realizada de 22 a 24 de agosto, na Escola de Engenharia.

Os robôs são construídos, muitas vezes, com partes de brinquedos infantis e materiais recicláveis, e circuitos eletrônicos são responsáveis pela tomada de decisões. Os protótipos devem percorrer uma pista com curvas e pequenos obstáculos. O objetivo do evento, promovido pelo Programa de Educação Tutorial da Engenharia Elétrica (PETEE), é oferecer oportunidade de aplicação de conceitos adquiridos em sala de aula, além de possibilitar o desenvolvimento da criatividade e da capacidade para lidar com problemas.

Por meio de um sistema de sensoriamento do circuito, os robôs são avaliados, e vence aquele que completar a maior parte do trajeto em menor tempo e com maior velocidade. O torneio é organizado em duas etapas: classificatória e eliminatória. Na primeira, composta de três baterias, disputam todas as equipes. As seis melhores avançam para a segunda fase, composta de apenas uma bateria.

Raciocínio crítico e analítico
De acordo com Felipe Lisboa, um dos organizadores da Competição de Robôs Autônomos, grande parte dos alunos dos cursos de Engenharia Elétrica e de Controle e Automação chegam à metade do curso sem ter oportunidade de aplicar na prática os conceitos adquiridos em sala de aula, também porque muitos deles ingressam na Universidade sem passar pelo ensino técnico.

“Criatividade e capacidade para lidar com problemas são atributos essenciais para os futuros engenheiros”, diz Lisboa. “No torneio, o participante é instigado a todo momento a raciocinar de maneira crítica e analítica, pensando em formas de o robô desviar dos obstáculos e completar o circuito". Segundo ele, a competição tem propiciado intensa troca de conhecimentos de robótica e programação entre os participantes.

O evento recebe inscrições até 3 de agosto. Mais informações podem ser encontradas na página da competição.