Notícias Externas

Compositor paulistano Walter Pinheiro lança seu terceiro disco

'2 por 3' reflete a trajetória de 25 anos do artista, marcada pela multiplicidade de gêneros e linguagens

Álbum resgata referências da carreira musical do arranjador e exalta riqueza musical brasileira
Álbum resgata referências da carreira musical do arranjador e exalta riqueza musical brasileira Divulgação/Tratore

O flautista, saxofonista, arranjador e compositor paulistano Walter Pinheiro lança neste ano seu terceiro disco, 2 por 3. O álbum traz músicas autorais, em linguagens e formações distintas, que fazem uma síntese dos 25 anos de carreira do artista. Flertando com gêneros distintos, como samba-jazz, baião, jazz, funk e frevo, o disco entrelaça essa riqueza com o chorinho, considerado o primeiro gênero musical nascido no Brasil. Walter Pinheiro é um dos grandes expoentes da música instrumental contemporânea e também é integrante da Orquestra de Frevo Capibaribe e da Freedom Big Band, ambas de São Paulo.

Em entrevista ao programa Noite Ilustrada desta quarta-feira, 12, o compositor Walter Pinheiro contou mais sobre o CD 2 por 3 e sua trajetória na música instrumental. O artista também refletiu sobre seu processo de composição e suas inspirações , além da necessidade que os músicos têm, hoje em dia, de também serem empreendedores. O convidado revelou sua preferência pela flauta, entre seus instrumentos, por ser o primeiro que aprendeu a tocar e o acompanhar na prática musical desde então. 

Segundo ele, o novo disco traduz a riqueza sonora de sua trajetória e articula os múltiplos gêneros vivenciados pelo instrumentista nas bandas que integrou e integra, como o choro de gafieira, samba-jazz, baião, samba-canção, jazz, funk, frevo, entre outros. “Em todos os estilos tem muita música boa e eu gosto muito de tocar de tudo. Então eu vou abrindo o leque. De certa forma eu também fui pensando nisso, mercadologicamente falando, de tocar de tudo pra ter trabalho de todos os lados. E eu fico feliz e tenho prazer em tocar música de tudo quanto é jeito”, explicou o músico.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

O álbum 2 por 3 está disponível nas plataformas de streaming de música e é possível acompanhar o trabalho de Walter Pinheiro pelo canal do compositor no Youtube.

Produção: Flora Quaresma, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Hugo Rafael