Extensão

Comunidade universitária empagina livros para ala pediátrica do Hospital das Clínicas

Voluntários se reúnem em oficinas que levarão a literatura ao hospital

Crianças e adolescentes internados em hospitais têm direito a Atendimento Pedagógico Domiciliar garantido por lei. Os livros utilizados na ala pediátrica precisam seguir critérios que garantem as condições de saúde do paciente, como material que facilite a higienização. A partir de pesquisa de mestrado desenvolvida na Faculdade de Letras da UFMG por Mariotides Bezerra e orientada pela professora Adriane Sartori, vários livros foram empaginados - nome dado ao processo que cria uma espécie de capa para as páginas dos volumes.

A iniciativa se espalhou a partir dos ateliês de empaginação realizados com ajuda de voluntários e o trabalho se transformou no “Entrepáginas”, subprojeto do Ambiente Livre e Colaborativo do Estudante (ALCE), da Faculdade de Letras, coordenado pela professora Sartori. O nome foi escolhido pelas próprias crianças, por meio de votação. Os livros e o papel contact utilizados nas oficinas são obtidos por meio de doação. Em setembro deste ano, o projeto entregou os primeiros livros à Pediatria do Hospital das Clínicas da UFMG.

A proposta, segundo a professora Adriane Sartori, é ampliar a biblioteca para outros públicos, como os acompanhantes das crianças e funcionários do Hospital das Clínicas. Além disso, há agenda extensa que inclui oficinas sobre leitura a crianças privadas de liberdade por motivos de saúde, palestras e ateliês de empaginação. Interessados devem entrar em contato com o projeto por meio do e-mail alce@textolivre.pro.br. Acesse também o site do ALCE [http://alce.letras.ufmg.br/site/].

Entrevistadas: Mariotides Bezerra, mestranda Letras - UFMG; Mariinha de Melo, colaboradora Entrepáginas; Jade Costa, bolsista Ambiente Livre e Colaborativo do Estudante - UFMG; Jessica de Sá, doutoranda Ciência da Informação - UFMG; Adriane Sartori - coordenadora Ambiente Livre e Colaborativo do Estudante - UFMG
Equipe: Marden Ferreira (produção); Frederico Gandra e Marden Ferreira (reportagem); Samuel do Vale e Ravik Gomes (imagens); Marcia Botelho (edição de imagens); Jessika Viveiros (edição de conteúdo)