Concerto da OAP em homenagem às mães terá choro e música erudita
A Organização dos Aposentados e Pensionistas da UFMG (OAP) realiza na noite desta sexta-feira, 6, a partir das 19h30, sarau em homenagem às mães. Para a apresentação, no Conservatório UFMG, foram convidados o grupo Engole o Choro e o pianista mineiro Johnson Gouvêa. Os músicos prepararam repertório variado, com peças eruditas e populares.
Johnson Gouvêa vai apresentar a peça para piano solo Carnaval em Viena, opus 26, do alemão Robert Schumann, e Homenagem à Chopin, obra curta em dois movimentos do maestro brasileiro Heitor-Villa Lobos.
A ala popular do sarau será comandada pelo grupo Engole o Choro, que investe tanto na pesquisa quanto na produção de novos arranjos para clássicos do choro, gênero genuinamente brasileiro. O repertório do grupo contém canções de mestres como Pixinguinha e o flautista Altamiro Carrilho – considerado um dos mais importantes representantes do instrumento do século 20 –, além de músicas impregnadas no imaginário popular, como Tico-tico no fubá, de Zequinha de Abreu, posteriormente regravada por Carmen Miranda.
A apresentação é gratuita. O Conservatório UFMG fica na Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro.
Repertório:
Johnson Gouvêa
R. Schumann: Carnaval de Viena Op. 26
Allegro (Sehr Lebhaft)
Romanze (Ziemlich Langsam)
Scherzino
Intermezzo (Mit Größter Energie)
Finale (Höchst Lebhaft)
H. Villa-Lobos: Homenagem a Chopin
Nocturne
Ballade
Engole o Choro
Pixinguinha
Cheguei
Lamentos
Ingênuo
Altamiro Carrilho
Bem Brasil
Aeroporto Galeão
Pra tia Amélia
Jacob do Bandolim
Noites cariocas
Fernando Ventureli
Pelas ruas
Cacá Campos
Cecília
Zequinha de Abreu
Tico-tico no fubá
(Com Assessoria de Comunicação do Conservatório UFMG)