Notícias Externas

Concursos premiarão jovens brasileiros empreendedores com viagens e estágios na Alemanha

Berlim durante as comemorações dos 25 anos da queda do muro que separava as duas Alemanhas: sede de competição internacional de iniciativas inovadoras
Berlim durante as comemorações dos 25 anos da queda do muro que separava as duas Alemanhas: sede de competição internacional de iniciativas inovadoras Hamish Appleby / Fotos Públicas / 8.11.2014

Pesquisas, projetos, iniciativas sociais ou empreendimentos de jovens brasileiros inovadores podem se candidatar a participar de competições que premiarão os vencedores com viagens e estágios em Berlim.

Falling Walls Lab São Paulo é a etapa brasileira de competição mundial que reúne, todos os anos, na capital alemã, 100 finalistas com ideias transformadoras. Os interessados podem se inscrever até 14 de agosto, na página do concurso, seguindo os critérios da premiação.

Destinada a graduados que tenham concluído os estudos há menos de 10 anos, mestres titulados há no máximo sete e doutores há até cinco anos, além de pós-doutorandos e estudantes universitários, a etapa nacional da competição será realizada em 19 de setembro, no Instituto de Física da USP.

Nesta etapa, serão escolhidos de 10 a 15 inscritos, que deverão apresentar seu projeto em, no máximo, três minutos e em inglês, para júri formado por acadêmicos, jornalistas e executivos. Os dois vencedores concorrerão na etapa global em Berlim, com despesas de viagem e hospedagem pagas. Lá, poderão acompanhar a Falling walls conference – the conference on future breakthoughs in science and society, que, nos dias 8 e 9 de novembro, reunirá importantes cientistas para exposição de suas atuais pesquisas.

Mais informações sobre a premiação podem ser obtidas neste site.

Estágios
Outro concurso, o Berlin startup calling, reconhecerá projetos inovadores de jovens de 18 a 30 anos com oportunidades de estágio em Berlim por seis meses e distribuição de prêmios em dinheiro.

Para participar, os interessados devem se inscrever, individualmente ou em grupos de até cinco pessoas, até dia 31 de dezembro no site da competição. O candidato deve enviar, no momento da inscrição, plano de negócios em inglês, contendo problema, solução, análise do mercado, possíveis concorrentes, equipe de atuação e negócio.

Os vencedores serão anunciados em 31 de janeiro de 2017. Outras informações podem ser obtidas na página da competição.