Ensino

'Pensar a Educação' debate os espaços da criança na cidade

Com participação de especialistas, atividade na FaE encerra seminário anual do projeto

Crianças em área de lazer da Umei Alaíde Lisboa
Crianças em área de lazer da Umei Alaíde Lisboa, no campus PampulhaFoca Lisboa / UFMG

O projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil promove, nesta quinta, 30, o debate Os espaços para as crianças na cidade, que encerra, em 2017, a programação do 11º Seminário Anual do Pensar a Educação, Pensar o Brasil . A atividade será no auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação (FaE), a partir das 19h.

A discussão será conduzida por Maria Cristina Gouvea, professora e pesquisadora da Faculdade de Educação (Fae), Fabíola Farias, doutoranda e coordenadora da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, e Débora D'avila, coordenadora do projeto Universidade das Crianças. Serão apresentadas três perspectivas sobre as experiências com as crianças com base na produção do saber acadêmico e das práticas desenvolvidas pelas conferencistas. A intenção é analisar como a cidade recebe a infância em seus espaços e o papel da universidade na defesa da criança e do seu pertencimento ao espaço urbano. 

O debate é gratuito e aberto à comunidade. Haverá transmissão, ao vivo, pelo canal do projeto no YouTube. As participantes vão interagir e responder a questões do público após as intervenções.

Criado em 2007, o projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822-2022 articula um conjunto de ações na interface extensão, ensino, pesquisa e comunicação pública do conhecimento científico sobre educação.

As conferencistas

Maria Cristina Gouvea é graduada em Psicologia, mestre em Educação e Ciências Sociais e doutora em História da Educação pela UFMG. É professora da Faculdade de Educação da UFMG, onde atua no Programa de Pós-graduação. Também integra o Centro de Estudos e Pesquisas em História da Educação da UFMG (Gephe) e o Núcleo de Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil da UFMG (Nepei/ UFMG).

Débora d’Avila Reis é graduada em farmácia-bioquímica, mestre e doutora em Bioquímica e Imunologia pela UFMG. É professora do Departamento de Morfologia do ICB, pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e membro do corpo de orientadores do mestrado profissional em Educação e Docência da FaE. Coordena o projeto de extensão Universidade das Crianças e é membro da SBPC, da Rede Europeia das Universidades das Crianças e da Rede Nacional de Educação e Ciências.

Fabíola Farias é graduada em Letras e mestre em Ciência da Informação pela UFMG. É doutoranda em Ciência da Informação e chefe do Departamento de Coordenação de Bibliotecas e Promoção da Leitura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Coordena a Biblioteca Pública Infantil e Juvenil da Fundação de Cultura de Belo Horizonte. 

Mais informações podem ser obtidas no site do projeto Pensar Educação, pelo e-mail pensar@ufmg.br ou pelos telefones (31)3409-5355 e (31) 98212-5621.

Com Assessoria de Comunicação do projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil