Pesquisa e Inovação

Conferência internacional discute relações entre Minas e Minho no campo das artes

Com participação de pesquisadores da UFMG, evento ocorrerá em São João del-Rei

Igreja São Francisco de Assis em São João del-Rei
Igreja de São Francisco de Assis, em São João del-Rei Wikimedia / Creative Commons Attribution 3.0 Unported

Será realizada, nos dias 9 e 10 de novembro, a 1ª Conferência de pesquisas interdisciplinares em história da arte, arquitetura e patrimônio: um diálogo entre o Minho e Minas Gerais. As atividades ocorrerão na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), no campus Santo Antônio. Interessados podem se inscrever pelo e-mail conferencia.minho.minas@gmail.com. No dia 10, os primeiros dez inscritos terão direito a uma visita guiada pela cidade histórica de São João del-Rei.

O evento propõe aproximar pesquisadores e professores dos campos das artes, patrimônio e arquitetura de Minas Gerais e do Minho, no norte de Portugal. As discussões serão concentradas nas obras de artistas, arquitetos e escultores, como o português Francisco de Lima Cerqueira, que se radicou em São João del-Rei, e Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. A Igreja de São Francisco de Assis, localizada na entrada da UFSJ, é um dos exemplos da relação artística entre os dois países, pois foi projetada por Aleijadinho e modificada posteriormente por Cerqueira.

Estarão presentes na conferência Patrícia Urias, pesquisadora e doutora em Arquitetura pela UFMG, e o professor André Guilherme Dangelo, da Escola de Arquitetura da UFMG.

Para mais informações, acesse a página da conferência.