Ensino

Conferências substituem aulas noturnas nesta terça-feira

Dez palestras, oferecidas pela Reitoria e por unidades acadêmicas, serão proferidas na noite desta terça-feira, 29, no campus Pampulha e na Faculdade de Medicina, campus Saúde.

Voltadas para alunos de graduação, as conferências integram as Atividades Acadêmicas Complementares, que substituem as aulas regulares, em quatro datas a cada semestre, por grandes conferências proferidas por docentes da UFMG e outras personalidades de destaque.

Para acompanhar as Atividades Acadêmicas Complementares, os estudantes devem se inscrever por meio do sistema de gestão de eventos no portal MinhaUFMG. A inscrição deve ser feita em apenas uma das palestras, mas o estudante pode optar por evento fora da sua unidade acadêmica de origem.

O calendário acadêmico prevê a realização das conferências especificamente à noite, já que a maioria dos estudantes dos cursos diurnos tem mais disponibilidade de vir à Universidade para participar desse tipo de atividade.

Segundo o pró-reitor de Graduação, Ricardo Takahashi, o calendário de 2016 foi formulado de modo a contar com dias letivos suficientes para que as disciplinas sejam desenvolvidas nos dias regularmente previstos, mesmo com a não realização de aulas nas datas reservadas para eventos. “A intenção é que o conjunto da programação venha incentivar a formação de espírito crítico e de visão aprofundada em relação às questões pertinentes para o país e a humanidade", explica.

Palestras
19h – Auditório Nobre do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Naturais (CAD 1), campus Pampulha – Conferência Corpo e racismo: do colonialismo à descolonização do humano, com o pesquisador português Bruno Sena Martins

19h – Auditório da Faculdade de Farmácia, 1º andar, bloco 1, campus Pampulha – palestra Dengue, Zika vírus e Chikungunya: diferenças e semelhanças entre as doenças

20h – Auditórios 1 e 2 do Centro de Atividades Didáticas de Ciências Humanas (CAD 2) campus Pampulha – Imprensa feminina e feminista no Brasil no século 19 - relato de uma pesquisa

19h – Salas 16 e 18 da Faculdade de Medicina, campus Saúde – Nanotecnologia, uma ciência multidisciplinar

19h – Auditório da Escola de Belas Artes, campus Pampulha – Projeto Grit - Iconic

19h – Auditório principal da Escola de Engenharia, campus Pampulha – Inovação e empreendedorismo desmitificados

19h – Auditório Azul da Escola de Ciência da Informação, campus Pampulha – A legislação arquivística brasileira: análise da legislação dos estados a partir das funções arquivística

19h– Auditório da Escola de Música Música – Memória e Identidade

19h30 – Auditórios 1 e 2 da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), campus Pampulha – Tributos Estaduais (com ênfase em ICMS)

19h – Auditório 1 do Instituto de Ciências Exatas (ICEx), campus Pampulha – A criptografia ao longo do tempo