Extensão

Conto de Andersen adaptado para o contexto da ditadura militar terá leitura dramática no Centro Cultural

Detalhe da cena em que o soldado interroga a bailarina 

Detalhe da cena em que o soldado interroga a bailarina Divulgação

A partir das 20h desta quarta, 9, o projeto Música & Poesia promove no Centro Cultural UFMG a leitura dramática da adaptação do conto O soldadinho de chumbo, de Hans Christian Andersen, ambientado na ditadura militar. A adaptação é da atriz e dramaturga Paula Valentine, que vai interpretar as três cenas da versão. A entrada é gratuita.

As cenas narram um interrogatório realizado pelo Departamento de Ordem Política e Social (Dops) na época da ditadura militar no Brasil. Os protagonistas são a bailarina Ana Terra e o soldado Ricardo, que interagem ancorados na dualidade entre dever e vontade.

Paula Valentine é formada pela Ovorini Carpintaria Cênica e graduanda em Teatro pela UFMG. Trabalhou como roteirista do curta-metragem Sonho, com a Lacópia Filmagens. Atualmente desenvolve pesquisa sobre expressões da linguagem na ditadura militar.

Projeto Música & Poesia

O projeto promove encontros de artistas, apresentações musicais, recitais, contação de histórias, performances e peças teatrais, priorizando a divulgação de trabalhos inéditos ou pouco difundidos.

O Centro Cultural UFMG fica na Avenida Santos Dumont, 174, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8290.

(Com assessoria de comunicação do Centro Cultural UFMG)

Usuário de Teste