Extensão

Corrida contra o câncer chama atenção para hábitos preventivos

Prova, que será disputada no Parque Municipal, é aberta a adultos e crianças

Participantes da primeira edição da corrida contra o câncer
Participantes da primeira edição da corrida contra o câncer Divulgação / HC-UFMG

O Parque Municipal de Belo Horizonte vai receber, no próximo dia 18, a segunda edição da Oncorrida – Corrida contra o Câncer, promovida pelo Hospital das Clínicas e pela Faculdade de Medicina da UFMG. A prova terá dois percursos: cinco quilômetros para adultos (de ambos os sexos) e 100 metros para crianças.

O objetivo da corrida é oferecer visibilidade às questões do câncer, esclarecendo seus fatores de risco e enfatizando hábitos saudáveis na prevenção da doença. O câncer é a segunda causa mais comum de morbidade e mortalidade. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima cerca de 600 mil novos casos até o fim deste ano – um terço das mortes está relacionado ao alto índice de massa corpórea, dieta pobre em frutas e vegetais, sedentarismo e uso de álcool e tabaco.

A concentração para adultos será às 7h (com largada às 8h) e para crianças, às 8h (largada às 9h). Podem participar trabalhadores do HC, da Faculdade de Medicina e Escola de Enfermagem, familiares e público externo. As inscrições custam R$ 50. Ao se inscrever, o atleta terá direito ao kit atleta, composto de camiseta e viseira. São oferecidas 1 mil vagas. Os primeiros participantes de cada categoria a cruzarem a linha de chegada receberão premiação especial.

O evento é promovido pelo Registro Hospitalar de Câncer (RHC), do Hospital das Clínicas, e pelo projeto de extensão Registro Hospitalar de Câncer: uma estratégia na atenção oncológica, da Faculdade de Medicina.

Interessados podem se inscrever por meio deste link. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail rhc.ufmg@gmail.com, pelo telefone (31) 3409-9273 ou pelo Facebook do RCH.

O Parque Municipal Américo Renné Gianetti fica na Avenida Afonso Pena, 1.377, Centro.