Curso oferece ferramentas estatísticas para gestão de investimentos

Turmas da especialização do ICEx serão abertas em dezembro e janeiro

Alunos irão utilizar ferramentas estatísticas no software R
Alunos vão utilizar ferramentas estatísticas no software R Foto: QuoteInspector.com

O Departamento de Estatística do ICEx promove, em dezembro deste ano e janeiro de 2024, o curso Métodos estatísticos para gestão de risco e investimentos. Realizada on-line, pela plataforma Microsoft Teams, a especialização tem carga horária de 20 horas e investimento de R$ 549,10 à vista.

No curso, os alunos vão aprimorar sua capacidade de análise de investimentos, utilizando ferramentas estatísticas no software R, de forma a obter auxílio na escolha dos ativos para compor sua carteira de investimentos. Serão abordados temas relativos à renda fixa e variável, como duration e convexidade, modelos para estimar volatilidade e construção de portfólios eficientes.

As aulas vão tratar também de conceitos básicos de investimento que são necessários ao entendimento das análises, aquisição, preparo e exibição dos dados, cálculo de métricas de risco úteis ao investidor para análise dos investimentos e estudo de uma carteira com base na teoria dos portfólios. A metodologia é enriquecida por exemplos práticos aplicados a ativos do mercado brasileiro. É desejável que os candidatos tenham conhecimento básico em software R e noções de investimentos.

São duas turmas, uma com início em dezembro e outra, em janeiro. Mais informações estão no site de inscrição do curso, que é gerenciado pela Fundep.