Disciplina 'Neurociências da visão' abre vagas para matrículas isoladas

Pós-graduandos 'stricto sensu' devem se inscrever na quinta e sexta-feira desta semana; prazo para demais estudantes termina no dia 21 de agosto

Neurociências da Visão visa desenvolver tecnologias úteis para serem utilizadas por profissionais da área da saúde
'Neurociências da visão' visa desenvolver tecnologias úteis para atuação de profissionais da área da saúde Foto: Placidplace | Pixabay

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da UFMG (PPGMEC) abre vagas para a disciplina Neurociências da visão, a ser oferecida no segundo período letivo de 2023. As aulas ocorrerão semanalmente, às segundas-feiras, no período da tarde (13h às 15h30), de 28 de agosto a 11 de dezembro.

De acordo com o calendário da UFMG, o acerto de matrícula (regular e eletiva) pelos estudantes de pós-graduação, nos colegiados de cursos stricto sensu, deve ser feito nos dias 3 e 4 de agosto. A matrícula em atividades acadêmicas da pós-graduação pelos estudantes de graduação e a isolada em atividades acadêmicas curriculares de pós-graduação deve ser feita até 21 de agosto. As inscrições devem ser feitas no aplicativo Siga ou no ambiente MinhaUFMG.

Contribuições
Também conhecida como Neurovisão, a disciplina foi criada em 2008 com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de metodologias e tecnologias para promover o conhecimento no campo das neurociências, com foco em saúde pública e epidemiologia. Desde sua criação, a disciplina estimulou a produção de dezenas de artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado, muitos deles em parceria com outras instituições de renome e empresas privadas. Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento de tecnologias a serem aplicadas por profissionais da área da saúde, como médicos, dentistas, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais.

Com base na disciplina, que tem carga horária de 45h e disponibiliza três créditos, foram organizados o Congresso Nacional de Neurovisão, já em sua décima edição, e o Congresso Internacional de Neurovisão, atualmente em sua quarta edição. A disciplina é ministrada por meio de palestras de professores e profissionais relacionados ao tema, como engenheiros, oftalmologistas, dentistas, administradores de empresas, economistas e neurofisiologistas. As palestras apresentam as oportunidades e desafios da área e as linhas de pesquisa e trabalho que poderão ser adotadas pelos estudantes.

Informações sobre a disciplina podem ser solicitadas pelo e-mail mlmduarte@ufmg.br ou pelo telefone (31) 3409-5453, no período da manhã.