Ensino

Curso para catadores sobre desmontagem de aparelhos eletrônicos promove redução de lixo e geração de renda

Catadores vão atuar como multiplicadores
Catadores vão atuar como multiplicadores Foto: Foca Lisboa / UFMG

Quinze catadores de lixo reciclável estão aprendendo, na Escola de Engenharia, a desmontar aparelhos eletroeletrônicos. O objetivo é promover a redução do volume de lixo e criar mais uma alternativa de geração de renda para os catadores, já que as peças podem ser comercializadas.

O curso, de 40 horas-aula , teve início na última sexta, 20, e segue até a próxima quarta, 25, em laboratório do Departamento de Engenharia de Materiais.

Os alunos, que representam associações de catadores legalizadas e vão atuar com multiplicadores, estão sendo orientados por profissionais doInstituto Gea, ONG de São Paulo. Eles lidam principalmente com computadores, impressoras, nobreaks e monitores.

De acordo com o professor Rafael Tobias Barros, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, que fez a intermediação para a realização do curso, a desmontagem elimina o perigo que algumas peças representam misturadas a outros detritos. “Além disso, ao trazer os catadores para seus espaços, a UFMG está promovendo inclusão e cumprindo a lei, que determina a instituições o encaminhamento correto de resíduos.”