Formas de Ingresso

Cursos de idiomas da Fale recebem inscrições para formação de novas turmas

Alemão, espanhol, inglês, francês, italiano, russo, grego, latim, Libras e português para estrangeiros são as formações oferecidas

Português para estrangeiros é um dos cursos oferecidos no Centro de Extensão
Português para estrangeiros é um dos cursos oferecidos no Centro de Extensão Foto: Marco Aurélio Melo / Cenex Fale

Estão abertas, até 28 de agosto, as inscrições para os cursos de idiomas do Centro de Extensão (Cenex) da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG. As vagas são para ingresso no segundo semestre de 2023, nas modalidades presencial, infantojuvenil e on-line. Os idiomas oferecidos são: alemão, espanhol, inglês, francês, italiano, russo, grego, latim, Libras e português para estrangeiros. As aulas são destinadas a pessoas com, no mínimo, 14 anos. As exceções são os cursos de alemão, para o qual a idade mínima é 16 anos, e o curso de inglês infantojuvenil.

Os cursos do Cenex integram o Programa de Formação de Professores da UFMG. Por isso, os docentes são alunos de cursos de graduação da Universidade, selecionados entre os melhores do curso de letras, sob supervisão de professores da Fale.

Objetivos e requisitos
Os cursos comunicativos têm o objetivo de desenvolver nos alunos habilidades de compreensão e produção de textos orais e escritos e são oferecidos em diversos níveis. Os instrumentais visam ao desenvolvimento de estratégias de leitura e compreensão de textos. As formações em línguas clássicas se propõem a desenvolver as habilidades de leitura, produção e tradução de textos escritos.

Não há pré-requisito para matrícula nos cursos iniciantes (inglês) e básicos (outros idiomas). Para os demais estágios, é preciso ter cursado o nível anterior ou realizar, previamente, um teste de nivelamento. As inscrições para os cursos e para a prova de nivelamento podem ser feitas no site do Cenex, onde também é possível consultar outros detalhes das formações.

Condições especiais
Os valores variam de acordo com a data de matrícula: para as feitas até 4 de agosto, há 10% de desconto (R$ 756 à vista ou cinco parcelas de R$ 167,40, totalizando R$ 837,00); para as efetuadas de 5 a 15 de agosto, o abatimento é de 5% (R$ 798,00 à vista ou cinco parcelas de R$ 176,70, totalizando R$ 883,50); a partir de 16 de agosto, o estudante pagará o valor integral do curso (R$ 840,00 à vista ou cinco parcelas de R$ 186,00, totalizando R$ 930,00).

Alunos da Fale têm 50% de desconto, e dependentes de servidores da Fale, 25% de desconto. Para o segundo membro da mesma família ou para cursar um segundo curso, há o benefício de 10% de desconto.

Informações podem ser solicitadas pelo e-mail cenexidiomas@gmail.com ou pelo telefone (31) 98508-3875.

Com Assessoria de Comunicação da Faculdade de Letras da UFMG