Cena do forró em Belo Horizonte é retratada em curta documental produzido ao longo de 5 anos
Documentário foi inteiramente produzido pelo cineasta Xande Pires e finalizado durante a pandemia
Nas últimas décadas, a música forró ganhou o Brasil e construiu um lar permanente entre o público de Belo Horizonte. Explorando a cidade, o que não faltam são eventos dedicados inteiramente ao gênero e oportunidades para dançar "agarradinho". Inspirado por essa cena tão vibrante, o cineasta Xande Pires iniciou, em 2015, um projeto de registro da cultura de forró da capital mineira, com a participação de grupos locais e outros convidados da cena nacional.
Após 5 anos de filmagem, o projeto foi lançado como um curta documental, intitulado Para Todos. Nesta quarta-feira, 17, Xande Pires participou do programa Noite Ilustrada, apresentado por Luiz Fernando Freitas, e deu mais detalhes sobre a construção do trabalho. Além de cineasta, Xande também é fotógrafo e fundador da produtora Imago Filmes.
"Desde os 18 anos de idade, eu frequento o forró em Belo Horizonte. Eu vi o forró nascer e crescer na cidade e participo desse movimento desde então. [...] Frequentando as casas e vendo o gênero se estabelecendo em BH, eu tive vontade de documentar isso [...] e comecei registrando os shows que eu ia, as bandas que chegavam de fora na cidade, realizando entrevistas em camarim e guardando esse material", explicou o cineasta. O documentário terminou de ser montado durante a pandemia, através de recursos da Lei Aldir Blanc.
Para todos já está disponível gratuitamente nas plataformas digitais e pode ser acessado pelo YouTube.
Produção: Maron Filho e Laura Portugal, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas