Notícias Externas

Curta Mãepreta registra parte do cotidiano de periferia paulistana

Filme narra história de Dona Izabel, jovem preta, de origem nordestina, que fugiu da fome no interior da Bahia, nos anos 1960, em busca de um futuro melhor

A história de Dona Izabel é como a de muitas outras mulheres que vivem nas periferias da região Sudeste, sobretudo em São Paulo: jovem preta, de origem nordestina, que fugiu da fome no interior da Bahia, ainda nos anos 1960, em busca de um futuro melhor para sua vida e a de sua família, enfrentando todas as dificuldades e preconceitos. 

Com o objetivo de dar voz a história de sua avó e de outras mulheres como ela, o publicitário e produtor audiovisual Gabriel Quadros, neto de Dona Izabel, produziu o curta-metragem documental Mãepreta - Terra, Ventre e Luz

O filme foi um dos selecionados pelo projeto Curta em Casa, do Instituto Criar, de São Paulo, para o registro do cotidiano das periferias paulistanas durante a pandemia, e agora disputa uma vaga no Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo.

No programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa, Gabriel Quadros falou sobre o filme. A entrevista foi ao ar nesta sexta-feira, 24.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

Veja o curta: