Formas de Ingresso

Videocast da Mostra Sua UFMG focaliza os cursos de Dança, Música e Teatro

Professores destacam possibilidades de formação e orientam sobre o Vestibular de Habilidades

O novo episódio da série de videocasts da Mostra Sua UFMG traça um panorama de três formações da área de artes. Em conversa com a estudante Larissa Silva, os professores Ana Maria Fernandes, do curso de Dança, Jessé Pereira, do curso de Música, e Heloisa da Silva, do curso de Teatro, falam sobre a importância dos espaços culturais da UFMG, como o Conservatório e o Centro Cultural UFMG, para a realização de atividades acadêmicas e citam os festivais de Inverno e de Verão como excelentes oportunidades formativas para os estudantes, por proporcionarem vivência transdisciplinar de criação e imersão cultural e artística.

O trio também orienta sobre o Vestibular de Habilidades, etapa obrigatória para o ingresso, e indica a variedade de caminhos que podem ser seguidos em cada um dos cursos, como as habilitações e as atuações em instituições públicas, de ensino e empresas da área da cultura.

A série de videocasts pretende apresentar os 91 cursos de graduação da UFMG. Realizadas por meio de parceria entre a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e o Centro de Comunicação (Cedecom), as produções, exibidas semanalmente, promovem conversas informativas e descontraídas com os docentes da Universidade. O objetivo é esclarecer dúvidas dos estudantes do ensino médio e ajudá-los na escolha da carreira profissional.

Mostra Sua UFMG
Neste ano, a Mostra Sua UFMG – antiga Mostra das Profissões – adota formato híbrido: a parte presencial, em 20 de maio, é precedida de interações por meio do site da Mostra e das redes sociais. Esses canais exibem vídeos, motion graphics e passeios aéreos sobre os campi e oferecem informações sobre as oportunidades abertas pela UFMG, além dos próprios videocasts.

O evento anual é uma oportunidade de apresentação dos cursos de graduação da Universidade para estudantes e egressos do ensino médio e comunidades escolares. Até 2019, foi realizada em formato presencial e chegou a reunir até cerca de 30 mil pessoas no campus Pampulha. Em razão da pandemia de covid-19, o evento não foi realizado em 2020 e ocorreu em formato virtual nos últimos dois anos.