Das vitrines dos shoppings para as redes sociais
Professores da UFMG analisam a influência das mídias digitais nos hábitos de consumo dos jovens
Quanto custa o outfit? O viral evidencia a existência de padrões de consumo em grupos, definidos por fatores como idade e classe social. Com as mídias digitais, é mais fácil buscar e se tornar referência. As empresas não ficam de fora do universo dos influenciadores digitais. Acompanhe no vídeo a seguir.
O vídeo “Quanto custa o outfit?” viralizou entre maio e junho deste ano e apresenta adolescentes e jovens adultos comentando sobre suas vestimentas streetwear – tendência urbana com referências à cultura do skate. Chama a atenção o alto preço de produtos e a predominância de algumas marcas.
Segundo a publicitária e professora da Faculdade de Ciências Humanas e Filosofia da UFMG, Vanessa Brandão, existe uma relação entre consumo e identidade na juventude, reforçada pelas ferramentas virtuais. O vídeo viral é um exemplo disso. O professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMGRicardo Veiga afirma que as mídias digitais influenciam as práticas de consumo dos jovens de forma direta e indireta, por meio dos influenciadores digitais.
A estudante de Publicidade e Propaganda da UFMG, Letícia Alves, faz parte desse processo. Proprietária de um canal no YouTube com 68 mil inscritos até o momento desta publicação, ela dá detalhes da relação com seus seguidores e de seus hábitos de consumo no vídeo produzido pela TV UFMG.
Ficha técnica
Entrevistados: Ricardo Veiga (professor da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG), Vanessa Brandão (professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG) e Letícia Alves (youtuber)
Produção: Josué Gomes e Renato Temponi
Reportagem: Gabriel José e Júlia Calasans
Imagens: Antônio Soares, Cássio de Jesus e Gabriel Santana
Edição de imagens: Otávio Zonatto