David Landau, novo Doutor Honoris Causa, declara ‘respeito e afeição' pela UFMG

Landau (à esquerda), com o reitor Jaime Ramírez:
Landau (à esquerda), com o reitor Jaime Ramírez: "proveito científico e pessoal" Foca Lisboa / UFMG

“É não apenas uma grande honra receber esse título, mas também um prazer pessoal que seja outorgado por uma instituição pela qual tenho grande respeito e afeição”, disse o físico americano David Paul Landau, após receber, na noite desta sexta-feira, 12, o título de Doutor Honoris Causa da UFMG. A solenidade foi realizada no Instituto de Ciências Exatas (ICEx), em sessão pública do Conselho Universitário.

Landau e o alemão Kurt Binder são considerados os pais da simulação em física
Landau e o alemão Kurt Binder são considerados os pais da simulação em física Foca Lisboa / UFMG

Fundador e diretor do Center for Simulation Physics (CSP), da University of Georgia (EUA), Landau lembrou do primeiro contato com a UFMG, em 1988, quando recebeu convite para ajudar a organizar um workshop sobre física computacional, em Ouro Preto, no ano seguinte. “Esse evento foi o começo de uma jornada que já dura quase três décadas. Tive a sorte de visitar a UFMG e receber pesquisadores da Universidade. Vi a física simulacional florescer nesta instituição e pude participar de todos os encontros brasileiros da nossa área, concebidos neste campus. Tirei proveito científico e pessoal da associação com a UFMG”, afirmou Landau, que é um dos criadores da simulação em física, ao lado do alemão Kurt Binder.

Compuseram a mesa da solenidade o reitor Jaime Ramírez, a vice-reitora Sandra Goulart Almeida, o reitor Francisco César de Sá Barreto (gestão 1998-2002), o diretor do ICEx, Antonio Flávio Alcântara, e o vice-diretor, Francisco Dutenhefner.

‘Mais belas cores’

Bismarck: não se pode pensar a ciência sem a física computacional
Bismarck: não se pode pensar em ciência sem a física computacional Foca Lisboa / UFMG

Na saudação a David Landau, o professor Bismarck Vaz da Costa, do Departamento de Física, colaborador mais constante do americano na UFMG, salientou que a parceria com a Universidade extrapola a coautoria de trabalhos científicos – estende-se à formação de jovens cientistas e à contribuição para a criação do Brazilian Meeting on Simulational Physics, realizado pela primeira vez em 1998, na UFMG.

Após enumerar diversas aplicações da simulação – previsão do tempo, produção de automóveis, medicamentos e próteses etc. –, Bismarck enfatizou que não há como pensar em ciência sem que se pense em física computacional.

“Nesse quadro, David Landau pintou as mais belas cores. É um dos fundadores desse novo ramo da ciência. E sua importância foi reconhecida em numerosos prêmios e honrarias recebidas por ele em todo o mundo”, disse o professor do ICEx, antes de oferecer os números superlativos da repercussão do artigo seminal e do livro mais influente (A guide to Monte Carlo simulations in statistical physics, de 2000) de David Landau.

Momento excepcional

O reitor Jaime Ramírez, que presidiu a sessão, lembrou, em primeiro lugar, que a concessão do título de Doutor Honoris Causa é um momento excepcional da vida da UFMG, “marcado pela aproximação com pesquisadores cujos trabalhos marcaram, e ainda marcam, seu campo de atuação”. Ele salientou que o título foi concedido apenas 22 vezes em 90 anos de existência da instituição.
Ramírez justificou o privilégio de poder conceder o título honorífico a David Landau. “Nas áreas biológicas, fala-se em experimentos in vivo, in vitro e agora também in silico, o que mostra o impacto da introdução da simulação computacional na geração do conhecimento”, afirmou, ao cumprimentar o cientista, que é membro da Sociedade Americana de Física e da Sociedade Japonesa para a Promoção da Ciência.

Em nome do ICEx, o diretor Antonio Flávio Alcântara ressaltou que o físico americano passa a fazer parte oficialmente da história da UFMG e do Instituto. “Esperamos que essa associação bem-sucedida se estenda ainda por muito tempo.”

Leia mais sobre David Paul Landau em matéria publicada no Boletim UFMG.

Cerimônia foi realizada no auditório 3 do ICEx
Cerimônia foi realizada no auditório 3 do ICEx Foca Lisboa / UFMG