Departamento de Matemática da UFMG oferece curso gratuito a professores

As atividades ocorrem em parceria com o Instituto de Matemática Pura eAplicada (IMPA)

O Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Matemática do Ensino Médio (PAPMEM) da UFMG alcançou em janeiro sua 37º edição. O curso é ofertado pelo Departamento de Matemática (DMAT) do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) da UFMG. As atividades ocorrem em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O programa é gratuito e destinado a professores de Matemática em exercício no ensino médio ou no oitavo e nono anos do ensino fundamental que atuam em Minas Gerais, principalmente os profissionais da rede pública.

Todos os candidatos com 80% de frequência ou mais recebem um certificado de Curso de Atualização emitido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFMG. Além dos professores responsáveis pelo PAPMEM, alguns estudantes do curso de matemática também foram responsáveis na colaboração, atuando como monitores para auxiliar os profissionais de educação que participam da iniciativa.

A rotina do programa ocorre da seguinte forma: de segunda à quinta-feira na parte da manhã são realizadas duas teleconferências ministradas pelo IMPA e na parte da tarde formam-se grupos entre os professores para resolver os exercícios passados. Posteriormente, os docentes da UFMG demonstram a resolução do problema. Na sexta-feira no período da manhã os professores que estão estudando no programa fazem uma atividade avaliativa e à tarde é feita uma roda de conversa.

Equipe: Luiz Cisi (produção e reportagem); Samuel do Vale, Lucas Tunes e Ravik Gomes (imagens); Marcelo Duarte (edição de imagem); Jessika Viveiros (edição de conteúdo)