Extensão

Professores debatem desafio de ensinar português a crianças estrangeiras

Evento ocorre nesta quarta, na Faculdade de Letras

Crianças em processo de alfabetização no Centro Pedagógico da UFMG
Crianças em processo de alfabetização no Centro Pedagógico da UFMG Luiza Ananda / UFMG

Em busca de melhores condições de vida e de oportunidades, famílias oriundas de outros países têm imigrado para o Brasil. Não é raro encontrar alunos estrangeiros nas salas de aula das escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Por esse motivo, os professores de português estão diante de um novo desafio: como ensinar o idioma para alunos que têm outra língua materna? Esse assunto orienta o ciclo de debates Ensino de Português como Língua de Acolhimento (Plac). O segundo encontro da série ocorre nesta quarta-feira, 29, no Auditório 1007, da Faculdade de Letras (Fale). 

O professor da Fale Leandro Diniz, um dos coordenadores do ciclo, alerta para o fato de que um aluno com baixa proficiência em português terá dificuldades de interagir com seus colegas e professores, comprometendo sua inclusão e aprendizagem. “É uma realidade que põe uma série de desafios porque, geralmente, a formação dos docentes é focada no ensino de falantes da língua portuguesa”, argumenta Diniz.

No encontro, será realizada a mesa Da teoria à prática: experiências de professores de Plac no ensino básico, em que professoras e pesquisadoras que atuam nesse ambiente vão compartilhar suas vivências. 

O encontro é aberto a todos os interessados. As inscrições, realizadas por meio de formulário on-line, são gratuitas, e serão emitidos certificados de participação. A programação prevista para a manhã, das 8h às 11h, e para a tarde, das 13h30 às 16h30, é similar.

O ciclo de debates é uma parceria da Fale com a Secretaria de Educação de Belo Horizonte. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail praticaspla@gmail.com.