Notícias Externas

Desemprego e informalidade desafiam o novo prefeito de BH

Esse é o tema do episódio 13 da série 'Vote com ciência' como professor do Departamento de Sociologia da UFMG Jorge Neves

Pandemia do coronavírus está impactando mercado de trabalho
Pandemia do coronavírus está impactando mercado de trabalho Blaz Erzetic I Unsplash

Mais de 7 milhões de postos de trabalho foram fechados no segundo trimestre deste ano no Brasil, segundo o IBGE. “Com a pandemia, houve uma degradação muito forte do mercado de trabalho. O seguro desemprego está acabando, as pessoas estão procurando muito por emprego”, analisa o professor titular do Departamento de Sociologia da UFMG.

Ele é o entrevistado no episódio 13 da série Vote com ciência. Para o professor, o novo prefeito precisa pensar em formas de atrair investimentos para a cidade e estabelecer diálogo com os trabalhadores informais, especialmente com o fim do auxílio emergencial do governo federal. 

Ouça o episódio 13 da série "Vote com ciência" sobre o tema emprego

Na série Vote com ciência, pesquisadores da UFMG abordam, em cinco pontos, questões importantes para a cidade em áreas como saúde, educação, ciência e tecnologia, direitos humanos e segurança pública. Eles fazem análises sobre os principais problemas de Belo Horizonte na área, citam políticas que precisam ser implementadas e dão dicas para o eleitor não cair em ciladas. 

A série Vote com ciência vai ao ar de segunda a sexta, por volta das 11h20, no  programa Conexões. Na segunda-feira (09/11) o programa que encerra a série será sobre as áreas verdes de BH com o professor Rogério Palhares, do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG. 

Ouça aqui todos os programas já veiculados. A Rádio UFMG Educativa pode ser sintonizada na frequência 104,5 FM ou pela internet.