Notícias Externas

Dia Nacional da Ciência é celebrado com programação online

Em decorrência da pandemia de covid-19, instituições científicas mineiras organizam uma série de atividades virtuais para comemorar ao Dia Nacional da Ciência e das Pesquisadoras e dos Pesquisadores

Dia da Ciência tem programação virtual em 2020
Dia da Ciência tem programação virtual em 2020 Ciência de MG / Youtube

Nesta quarta-feira, 08, é comemorado o Dia Nacional da Ciência e das Pesquisadoras e dos Pesquisadores. O dia foi escolhido para homenagear uma das principais instituições dedicadas à pesquisa científica no Brasil, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, fundada em 8 de julho de 1948. A data será marcada por um dia inteiro de atividades, todas feitas e transmitidas pela internet, com a participação de cientistas de várias áreas do conhecimento. As festividades tem o objetivo de promover uma aproximação entre a ciência e a sociedade, fornecendo uma visão ampla da diversidade e da relevância da prática científica em várias frentes, principalmente para que o Brasil se torne um país menos desigual, mais justo e democrático.

O programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, conversou, nesta terça-feira com uma das integrantes da comissão organizadora do evento, a professora Nilma Soares, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino da Faculdade de Educação da UFMG, que reforçou a importância da pesquisa científica, principalmente no momento de crise que o país atravessa. “As atividades ganham ainda mais relevância no contexto atual, em que há uma tendência, principalmente por parte de governantes, em desvalorizar o conhecimento científico”, ressalta a professora, “e as pesquisas científicas mostram-se fundamentais para o enfrentamento da covid-19, nas mais diversas áreas, desde o monitoramento da contaminação pelo vírus, até a busca por medicamentos e por uma vacina capazes de controlar a situação”.

Ciência e educação básica
As atividades organizadas pelas instituições científicas de Minas Gerais em comemoração ao Dia Nacional da Ciência foram organizadas em cinco eixos temáticos: “Casos sobre ciências e cientistas”, “Conhecimentos em diálogo”, “A ciência e os espaços de cultura e arte”, “Recados do território” e “Ciência e educação básica”. A professora Nilma Soares participa de uma das atividades que integra este último, e falou, durante a entrevista para o programa Conexões, sobre as relações entre a prática científica e o ensino fundamental. “É importante pensar a formação das crianças e dos jovens no sentido de integrá-los com o conhecimento científico, como forma de contribuir para a formação de cidadãos capazes de tomar decisões mais conscientes na vida prática”, explica Soares.

A professora ressalta ainda o papel das Universidades na formação de professores da educação básica capazes de enfrentar os obstáculos atuais a fim de levarem o conhecimento científico aos jovens: “Um dos principais desafios desses professores é conseguir alcançar os alunos, que nos dias de hoje se encontram muito imersos no mundo virtual. A universidade busca instrumentalizar os profissionais nesse sentido, a partir de diversos programas que dão oportunidades para que eles tenham vivência prática com a sala de aula, projetos de extensão, interação com outros professores mais experientes e outras iniciativas”, enumera Soares.

Ouça a conversa com Luíza Glória

A programação completa preparada por instituições mineiras em comemoração ao Dia Nacional da Ciência e das Pesquisadoras e dos Pesquisadores vai até quinta-feira e está disponível no site do evento

Em Minas Gerais, as entidades que estão organizando o evento são: a UFMG; a regional Minas Gerais da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência; Fundação Oswaldo Cruz em Minas; Fundação Ezequiel Dias; Cefet-MG; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais; Universidade Federal de Juiz de Fora; a seção sindical IFMG do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica; e o Sindicato dos Docentes do Cefet-MG.

Produção de Tiago de Holanda