Notícias Externas

Universo Literário explora diálogos entre literatura e quadrinhos

Professor Paulo Ramos, da Unifesp, falou sobre diferenças e intersecções entre HQ’s e literatura

Cena do gibi 'Geno vs. Gertru, de Sunça: www.fantasticomundodesunca.org
Cena do gibi 'Geno vs. Gertru, de Sunça: www.fantasticomundodesunca.org Crédito: Sunça

Histórias em quadrinhos podem ser consideradas literatura? Esse questionamento acompanha muitas das discussões que envolvem esse universo narrativo. História em quadrinhos, gibi, HQ, revistinha, comics, ou simplesmente quadrinhos são uma mídia, ou forma de arte, que reúne texto e ilustrações, criando narrativas que podem ser dos mais variados gêneros.

As histórias nesse formato começaram a ser publicadas no século 19, adotando o estilo satírico de cartuns, charges e caricaturas. A edição de revistas próprias para veiculação desse conteúdo, no entanto, se popularizou apenas no início do século 20.

Os precursores das HQ’s foram os caricaturistas Manuel de Araújo Porto-Alegre e Sébastien Auguste Sisson. Desde as primeiras publicações, o universo dos quadrinhos viu nascer vários personagens famosos da cultura pop, tais como heróis da Marvel e da DC Comics, e também personagens icônicos, como Popeye e Tintim.

No programa Universo Literário desta segunda-feira, 4, o jornalista e professor Paulo Ramos, do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), falou sobre a relação entre quadrinhos e literatura.

Ouça a conversa com Hugo Rafael

A obra Quadrinhos e Literatura – Diálogos Possíveis, organizada por Paulo Ramos, Waldomiro Vergueiro e Diego Figueira, reúne análises feitas por especialistas em HQ’s, que respondem ao famoso questionamento: quadrinhos são literatura ou não?

Festival de Verão da UFMG

Os quadrinhos também ganham espaço no 13° Festival de Verão da UFMG, que ocorre na semana que vem, em espaços de Belo Horizonte. Na programação, estão previstas as oficinas Todo mundo consegue fazer quadrinhos; Superman, das origens nos quadrinhos à Segunda Guerra Mundial e Desenho e Cartoon.

Outras informações você pode consultar no site do Festival.

Produção de Maitê Louzada e Jaiane Souza, sob orientação de Hugo Rafael e Luíza Glória