Extensão

Debate discute modelo de mineração a partir da crítica marxista

“De Mariana à Brumadinho: uma crítica marxista à mineração” será realizado na Faculdade de Direito da UFMG

Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, foi arrasado pela lama em 2015
Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, foi arrasado pela lama em 2015 Foto: Stefany Despinoy /Facebook

A faculdade de Direito da UFMG debate, nesta segunda, 18, a mineração na América Latina sob a perspectiva da crítica marxista. O debate “De Mariana à Brumadinho: uma crítica marxista à mineração” parte dos desastres em Mariana, em 2015 e em Brumadinho, no início deste ano, para discutir a influência do modo de produção capitalista sobre os rompimentos de barragens em Minas Gerais. O evento é organizado pela professora do departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estudo de Direito, Maria Rosaria Barbato e pelos mestrandos Daniel de Faria Galvão e Rodrigo Gondim, e conta com a participação de outros professores da Faculdade de Direito e Ciências do Estado da UFMG e também do Colégio Técnico, o Coltec.

O mestrando em Direito na UFMG, Daniel Galvão, conversou com o programa Expresso 104,5, da rádio UFMG Educativa, nessa segunda-feira, 18.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto

O debate “De Mariana à Brumadinho: uma crítica marxista à mineração”  será às 18h, na Sala da Congregação, 2º andar, do prédio da pós-graduação da Faculdade de Direito da UFMG -Av. João Pinheiro, 100, Centro.O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas no local. Mais informações no site www.direito.ufmg.br.

Com produção de Filipe Sartoreto, Hugo Rafael e Luíza Glória