Meio Ambiente

Direito debate mineração na América Latina à luz da crítica marxista

Semelhanças entre os desastres de Mariana e Brumadinho serão analisadas

Rompimento da barragem de Brumadinho
O rompimento da barragem de Brumadinho despejou 12 milhões de metros cúbicos de lama na naturezaCorpo de Bombeiros de Minas Gerais

De Mariana à Brumadinho: uma crítica marxista à mineração é o tema do debate que será realizado nesta segunda-feira, 18 de março, a partir das 18h, na Faculdade de Direito. A professora Maria Rosaria Barbato e os mestrandos Daniel de Faria Galvão e Rodrigo Gondim vão conduzir uma reflexão sobre a influência do modo de produção capitalista sobre os rompimentos de barragens em Minas Gerais, que provocou perdas humanas e ambientais e prejuízos econômicos. O debate é aberto ao público, e as inscrições podem ser feitas no local (Sala da Congregação, segundo andar, no prédio da pós-graduação).

Também participarão da atividade os professores Ana Elisa, do Colégio Técnico (Coltec), David Lopes, Gustavo Seferian, Pedro Augusto e Vitor Bartoletti, todos da Faculdade de Direito. O grupo vai analisar as particularidades do modelo extrativista no continente e suas raízes imperialistas e a interface do modo capitalista de produção com o modelo extrativista mineral. Também  discutirá semelhanças entre os desastres de Mariana e Brumadinho, suas consequências e danos. 

Mais informações estão disponíveis na página do evento.