Extensão

Faculdade de Direito seleciona voluntários para atuar na formação educacional de terceirizados

Trabalhadores terão aulas de português, matemática e direitos humanos; inscrições estão abertas até 26 de março

Atividade do projeto, que é destinado a trabalhadores terceirizados da Faculdade de Direito
Atividade do projeto, que é destinado a trabalhadores terceirizados da Faculdade de Direito Amanda Moreira / Priapp

Programa de aprimoramento educacional que oferece aulas de português, matemática e direitos humanos para trabalhadores terceirizados (porteiros, faxineiras e profissionais de serviços gerais) da Faculdade de Direito está selecionando voluntários – entre estudantes e servidores técnico-administrativos da UFMG – para atuar como professores e tutores. A iniciativa é desenvolvida por discentes da Unidade, sob a coordenação dos professores Giordano Bruno Soares Roberto e Marcela Furtado Gomes Magalhães.

O Projeto de Incentivo ao Aprimoramento Pessoal e Profissional de Trabalhadores Terceirizados e Contratados (Priapp) deverá recrutar dois professores de matemática, dois de direito e um de português. É desejável que o interessado esteja fazendo curso superior na área específica de atuação. Para a função de tutor, serão escolhidos três voluntários de matemática, três de direito e dois de português. Eles devem auxiliar os professores na preparação das aulas e oferecer assistência aos alunos. Não há necessidade de requisito prévio para os tutores. Os participantes receberão certificados como extensionistas com carga horária de 45 horas.

Os selecionados participarão de um curso de formação no qual serão oferecidas informações sobre o perfil dos alunos e das abordagens de ensino. As aulas de português contemplarão, entre outros temas, interpretação de texto, ortografia, produção de pequenos textos e identificação de gêneros textuais. As atividades de matemática vão abranger operações de base, porcentagem, fração, decimal, interpretação de gráficos e tabelas, entre outros conteúdos. Dignidade da pessoa humana, violações, cidadania, direitos das mulheres e terceirização figuram entre os temas do módulo de direitos humanos.

As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 26 de março, pelo e-mail ufmgpriapp@gmail.com. Veja o edital da seleção. Mais informações estão disponíveis na página do Priapp no Facebook.