Dispositivo que duplica vagas em estacionamento é desenvolvido na UFMG

Inovador em comparação com modelos já disponíveis no mercado, mecanismo é tema do programa ‘Aqui tem ciência’

Um inovador dispositivo duplicador de vagas de garagem foi proposto em pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFMG. “A ideia é a seguinte: você entra [no dispositivo] com um primeiro veículo, ergue o carro, e outro vem e estaciona por baixo dele. Assim, dois automóveis ocupam o espaço em que antes havia apenas um”, resume o autor do estudo, Lucas Amaral Costa, que foi orientado pelo professor Alessandro Corrêa Victorino.

No novo episódio do programa Aqui tem ciência, da Rádio UFMG Educativa, o pesquisador apresenta mais detalhes do funcionamento do duplicador de vagas e explica as várias etapas do desenvolvimento do dispositivo. Segundo Lucas Costa, foi necessário dimensionar seus componentes mecânicos e criar um protótipo virtual, antes da impressão em três dimensões de um protótipo de tamanho reduzido.

O dispositivo inclui sistema inteligente que guia o condutor do carro na manobra de estacionamento. Lucas Costa começou a desenvolver o duplicador no mestrado, e o projeto continua no doutorado, ainda na pós-graduação em Engenharia Mecânica, sob orientação do professor José Guilherme Coelho Baeta.

Por que o modelo é inovador e apresenta vantagens em comparação com os duplicadores de vagas de estacionamento já comercializados? O que falta para o protótipo feito na UFMG ser fabricado em larga escala e lançado no mercado? As respostas a essas perguntas e mais detalhes da pesquisa estão no novo episódio do programa Aqui tem ciência, da Rádio UFMG Educativa.

Raio-x da pesquisa

Dissertação: desenvolvimento de um dispositivo mecânico inteligente duplicador de estacionamento
Pesquisador: Lucas Amaral Costa
Ano da defesa: 2019
Programa de pós-graduação: Engenharia Mecânica, da Escola de Engenharia
Orientador: Alessandro Corrêa Victorino
Financiamento: Capes
Leia a dissertação, na íntegra.

O pesquisador Lucas Amaral Costa
O pesquisador Lucas Amaral Costa Arquivo pessoal

O episódio 52 do programa Aqui tem ciência é apresentado por Tiago de Holanda, responsável também pela produção e edição. Os trabalhos técnicos são de Breno Rodrigues.

O programa é uma pílula radiofônica sobre estudos da UFMG e abrange todas as áreas do conhecimento. A cada semana, a equipe da emissora apresenta os resultados do trabalho de um pesquisador da Universidade.

O Aqui tem ciência fica disponível em aplicativos de podcast como o Spotify e vai ao ar na frequência 104,5 FM, às segundas, às 11h, com reprises às quartas, às 14h30, e às sextas, às 20h.