Pesquisa e Inovação

Variedade linguística em Minas é tema de evento na Faculdade de Letras

Seminário começa nesta quarta

Faculdade de Letras é o espaço escolhido para sediar a terceira edição do encontro
Fale sedia  terceira edição do encontro Foca Lisboa / UFMG

A diversidade linguística em Minas Gerais será abordada em evento que começa nesta quarta, dia 8, na Faculdade de Letras (Fale). O 3º Encontro sobre a diversidade linguística em Minas Gerais (Diverminas) reúne, até sexta-feira, dia 10, pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação que se dedicam ao estudo da variedade linguística no estado, tanto no estudo restrito da língua portuguesa quanto na investigação de outras presenças linguísticas.

Fruto de parceria entre pesquisadores da Faculdade de Letras (Fale) da UFMG e do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) de Ouro Preto, o primeiro encontro foi realizado em 2010 para reunir e organizar trabalhos na área, conferindo visibilidade, estabelecendo novas metas e parcerias entre as instituições participantes.

Mesas-redondas, conferências, apresentações culturais, simpósios temáticos e assembleia compõem a programação. Para participar como ouvinte, os interessados devem preencher formulário disponível no site do evento, até as 8h da manhã  desta quarta-feira, data de início do evento, e efetuar o pagamento de R$40.

Nesta edição, o homenageado é o professor Marco Antônio de Oliveira, pioneiro nos estudos da sociolinguística e da variação em Minas Gerais. Marco Antônio foi professor por muitos anos da UFMG e atualmente integra o corpo docente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). Atua, principalmente, nos campos da aquisição da escrita, da fonologia do português, da variação e mudança linguística, da sociolinguística e da linguística textual.

Outras informações podem ser adquiridas no site oficial do evento, pelo e-mail diverminas3@gmail.com ou pela sua página no Facebook

A TV UFMG abordou o tema do evento e promoveu uma enquete divertida com alunos da Universidade sobre o significado de algumas expressões. Assista: