Divulgado resultado preliminar do edital do Pbext 2021

Mais de 230 atividades serão contempladas com bolsas de extensão

Atividade no Carro-biblioteca, um dos programas contemplados com bolsas no edital de 2021
Atividade no Carro-biblioteca antes da pandemia: programa foi contemplado com bolsas no edital de 2021 Lucas Senra | UFMG

Está disponível para consulta o resultado preliminar da chamada de fomento de bolsas para programas, projetos e cursos de extensão, o Pbext. Lançado em agosto do ano passado pela Pró-reitoria de Extensão, o edital 01/2021 recebeu 305 inscrições de propostas. Até o momento, 233 atividades foram contempladas com bolsas, número correspondente a 76% das solicitações.

Foram concedidas 566 bolsas, sendo 451 na modalidade Pbext – destinada a discentes da graduação – e 115 na modalidade Pbext Ação Afirmativa – que alcança estudantes classificados socioeconomicamente pela Fump ou que tenham ingressado na UFMG pelo sistema de cotas.

O período para interposição de recursos termina em 24 de janeiro. O resultado final, após cumprido esse prazo, deve ser divulgado no dia 4 de fevereiro.

Novidades
Os proponentes poderão visualizar os pareceres – dos avaliadores e a avaliação conclusiva da Câmara de Extensão – diretamente no Sistema de Fomento da Proex.

Nesta edição, o Pbex consolidou o processo de avaliação dupla. Dois avaliadores distintos emitiram seus pareceres. Em seguida, a Câmara de Extensão revisou e referendou o resultado por meio dos presidentes dos comitês de cada área temática.

Pela primeira vez, foram recebidas propostas de cursos de extensão, vinculados a programa ou projeto, que não cobram taxa de inscrição ou mensalidades de seus participantes. Foi lançado, também, um novo quadro de quesitos de avaliação.

Sobre o edital
Servidores docentes e técnico-administrativos tiveram a oportunidade de submeter propostas de programas, projetos e cursos de extensão ao Sistema de Fomento da Proex.

As atividades contempladas receberão bolsas para estudantes da UFMG, com vigência de 12 meses (de março de 2022 a fevereiro de 2023).

O objetivo é estimular a participação dos estudantes em atividades de extensão universitária, de forma a contribuir para a sua formação acadêmica e despertar o espírito crítico e a atuação profissional pautada na cidadania, na função social da educação superior e no diálogo com a sociedade.

Esclarecimentos e informações adicionais sobre o resultado podem ser solicitados pelo e-mail fomento@proex.ufmg.br ou pelo telefone 3409-3928.

Com Assessoria de Comunicação da Proex