Notícias Externas

Docentes da UFMG participam da 70ª Reunião da SBPC, em Maceió

Rádio UFMG Educativa inicia cobertura nesta sexta, com entrevista com o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira

Em 2017, a UFMG sediou a Reunião Anual da SBPC
Em 2017, a UFMG sediou a Reunião Anual da SBPC Marcílio Lana / UFMG

A UFMG será representada por professores, estudantes e pesquisadores na 70ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que começa neste domingo, 22, e prossegue até dia 28, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) em Maceió.

Com o tema Ciência, Responsabilidade Social e Soberania, esta edição vai reunir cientistas, professores e estudantes, profissionais liberais e visitantes, em programação científica composta por conferências, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres.

Dando início à cobertura da 70ª Reunião, a Rádio UFMG Educativa veiculou nesta sexta-feira, 20, entrevista com o presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira. Na entrevista, o professor explica a escolha do tema deste ano, analisa o momento complexo da ciência no Brasil diante dos cortes que já tiraram mais de R$ 15 bilhões da área e aponta a necessidade de mais políticas públicas para o setor.

Confira a entrevista com Ildeu Moreira:

A cobertura da SBPC na Rádio UFMG Educativa continua ao longo da próxima semana, a partir das 12h30, no Jornal UFMG, com uma série de matérias e entrevistas sobre a Reunião Anual. Serão abordados temas como os 10 anos da Lei Arouca, que regulamenta o uso de animais em pesquisa; o legado de Paulo Freire para a educação; segurança alimentar e ensino de ciências no Brasil. A Rádio UFMG Educativa pode ser ouvida em 104,5 FM ou pela internet.

Palestras, mesas e conferências
Na noite da segunda-feira, 23, Luciano Mendes, professor da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, vai coordenar a reunião do Fórum de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. No dia seguinte, às 15h, ele coordenará a mesa-redonda A avaliação da pós-graduação: o lugar das ciências humanas, sociais e sociais aplicadas.

No dia seguinte, às 18h, o professor Marcos Pimenta, do Departamento de Física da UFMG, coordenará a assembleia geral ordinária da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Marcos Pimenta também será o apresentador da conferência de Antonio Augusto Passos Videira (UERJ) com o tema José Leite Lopes – um físico brasileiro, na manhã da quarta-feira, 25. No mesmo horário, o professor Miguel Arroyo, da FaE, ministrará conferência na atividade Paulo Freire: um novo paradigma pedagógico?

O pedagogo Paulo Freire, declarado por lei como o patrono da educação brasileira, será tema de conferência durante o Encontro
Trajetória de Paulo Freire, declarado por lei como o patrono da educação brasileira, será tema de conferênciaImagem de domínio público / Flickr

Na tarde da quarta-feira, 25, Marcos Pimenta coordenará também a mesa-redonda Estás a brincar, Sr. Feynman? Uma avaliação da obra de Richard Feynman no seu centenário de nascimento

Rossimiriam Pereira de Freitas, professora do Departamento de Química da UFMG, atuará como apresentadora da conferência A química dos inseticidas verdes: riscos, desafios e oportunidades , ministrada por Antonio Euzebio Goulart de Sant´ana (Ufal), na quinta-feira, 26, às 10h30.

No mesmo dia, Luciano Mendes será um dos palestrantes na mesa A situação atual da C&T no Brasil e seus reflexos para as CHSSA, e o professor Eduardo Fleury Mortimer, da FaE, coordenará a mesa-redonda O ensino de ciências no Brasil: para onde vamos?. Um dos focos de discussão será a proposta de reforma do ensino médio, que foi homologada no ano passado pelo Ministério da Educação.

De acordo com o novo currículo do ensino médio, apenas as disciplinas Língua Portuguesa e Matemática serão obrigatórias nos três anos serão. O restante do conteúdo será dividido em grandes áreas como, por exemplo, Ciências da natureza e suas tecnologias e Ciências humanas e sociais aplicadas, de maneira interdisciplinar.

Ao defender a rejeição dessa reforma, Eduardo Fleury lembra que no Brasil "não há professores formados interdisciplinarmente”. Em sua opinião, “a ideia deveria ser discutida, primeiramente, no âmbito da formação de professores no país, e não diretamente no currículo dos alunos, como foi proposta".

Pôsteres e minicurso
Edson Massayuki Huziwara, do Departamento de Psicologia da UFMG, e Leonardo Brandão Marques, da Ufal, vão ministrar o minicurso Processos de aprendizagem no desenvolvimento de comportamento simbólico.

Nas sessões de pôsteres há trabalhos desenvolvidos na UFMG que abordam temas como o panorama das revistas científicas mineiras, um projeto literário de ação afirmativa, pesquisas em musicoterapia, saneamento e citogenética. A programação completa está na página do evento.