Docentes recém-contratados recebem recursos para pesquisa

Os 76 professores contemplados poderão comprar materiais e contratar bolsistas

Mário Campos, Sandra Goulart e Jaime Ramírez em reunião com os professores contemplados: prioridade para as atividades-fim Reprodução de tela: Raphaella Dias | UFMG

A edição 2020 do Programa Institucional de Auxílio à Pesquisa de Docentes Recém-contratados vai contemplar 76 docentes, aos quais estão vinculados 67 bolsistas de iniciação científica. O resultado, divulgado no fim do mês passado, representou o desfecho de um processo que exigiu grande esforço da Administração Central, haja vista a sequência de cortes orçamentários que a pesquisa pública vem sofrendo, nos últimos anos, e o momento difícil vivido pela universidade brasileira em razão da pandemia.

“Na UFMG, temos feito de tudo para que os cortes contínuos impostos desde 2015 não atinjam as atividades-fim, que são o ensino, a pesquisa e a extensão. Assim, buscamos reduzir custos em outras áreas”, afirma a reitora Sandra Regina Goulart Almeida. O edital 07/2020, que regulamentou o processo, foi publicado em dezembro por intermédio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

O repasse desse auxílio aos professores pesquisadores recém-chegados à Universidade é considerado de importância estratégica, pois subsidia a pesquisa de docentes que contam com poucas opções para financiarem suas pesquisas. “O objetivo do edital, financiado exclusivamente com recursos próprios da UFMG, é disponibilizar valores, ainda que modestos, para apoiar as iniciativas dos docentes recém-contratados. Vários deles não possuem ainda nenhuma outra fonte de financiamento para realizar as suas atividades de pesquisa”, afirma o pró-reitor de Pesquisa, Mário Montenegro Campos.

Engajamento na pesquisa
O edital contemplou professores que ingressaram na UFMG a partir de 2018. Nele, informa-se que um dos objetivos é “contribuir para o engajamento do(a) docente em pesquisa” e “fortalecer e ampliar a pesquisa na UFMG, considerando a expansão do quadro docente”. “No atual formato, esse edital existe desde 2010, mas a UFMG tem, há muito tempo, disponibilizado apoio aos recém-contratados”, rememora Mário Campos.

Cada docente receberá, no máximo, R$ 9,6 mil, valor que poderá ser utilizado na aquisição de materiais (permanente e de consumo) e na contratação de até duas cotas de bolsa de iniciação científica de valor mensal de R$ 400. A compra de material e serviços pode ser feita até outubro. As bolsas terão vigência até o último dia de 2021.

Nesta edição do Programa, o edital aprovou candidatos de 20 unidades acadêmicas, como as faculdades de Medicina, Educação, Direito e Ciências Econômicas e as escolas de Engenharia, Belas Artes, Ciência da Informação e Música, entre outras.

Professores receberam orientações sobre os trâmites relativos ao repasse dos recursos Reprodução de tela: Raphaella Dias | UFMG

Apresentação
Na tarde desta quarta-feira, 10, a equipe da Pró-reitoria de Pesquisa reuniu-se virtualmente com os pesquisadores contemplados para orientá-los sobre os trâmites relativos ao repasse dos recursos. A reitora Sandra Goulart Almeida aproveitou a oportunidade para se solidarizar com os participantes, uma vez que muitos perderam pessoas queridas em razão da pandemia, e agradeceu a todos pelo trabalho realizado neste período para atender à comunidade acadêmica e à sociedade. “O momento não tem sido fácil para nenhum de nós, mas há esperança de que possamos nos encontrar, em breve, em contextos melhores”, comentou.

Na ocasião, os pesquisadores também assistiram a uma apresentação sobre a estrutura de fomento à pesquisa e à produção científica da UFMG. “Essa é uma primeira oportunidade para a criação de elos para o desenvolvimento de diferentes projetos que possibilitarão a vocês avançar em suas pesquisas”, ressaltou o presidente da Fundep, Jaime Arturo Ramírez.

Ewerton Martins Ribeiro