Saúde

Ebserh lança programas de iniciação científica e tecnológica nos hospitais universitários

Dezessete vagas são destinadas ao HC-UFMG; inscrições podem ser feitas até 13 de junho

Fachada do Hospital das Clínicas da UFMG, uma das unidades da Rede Ebserh
Fachada do Hospital das Clínicas da UFMG, uma das unidades da Rede Ebserh Foto: arquivo HC-UFMG/Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), lançou os editais dos programas de iniciação científica (PIC) e tecnológica (PIT) da edição 2025/2026. Ao todo, são 758 vagas para diferentes campos do conhecimento, 50% delas reservadas para ações afirmativas. Para o Hospital das Clínicas (HC) da UFMG foram destinadas 10 vagas para o PIC e sete vagas para o PIT.

Para participar do PIC, os alunos devem desenvolver projetos de pesquisa científica nos hospitais da Rede Ebserh. Na iniciação tecnológica, os projetos devem estar relacionados ao desenvolvimento, aperfeiçoamento ou estudo de viabilização de produtos, protótipos, processos, serviços ou sistemas. As inscrições podem ser feitas até 13 de junho. Em seguida, as propostas serão avaliadas conforme a viabilidade técnica e relevância. O resultado definitivo da seleção será divulgado em 15 de agosto.

Os programas possibilitam que estudantes de graduação participem de projetos de pesquisa com foco na área da saúde, contribuindo para o avanço do conhecimento e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Um dos compromissos da Ebserh é apoiar a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação, como afirma Arthur Chioro, presidente da instituição gestora dos hospitais universitários:

“Esperamos que esses processos de iniciação científica e tecnológica possam não apenas produzir futuros pesquisadores e pós-graduandos, mas meninos e meninas que vão ajudar a construir o futuro do nosso país. A Ebserh participa do complexo econômico e da indústria da saúde. Nós podemos e vamos ajudar a reconstruir o país, e isso passa necessariamente pela ciência e pelo desenvolvimento científico e tecnológico”.

Bolsas
Os estudantes selecionados receberão bolsa de R$ 700 mensais, financiada com recursos da estatal, e o pagamento será efetuado pelo CNPq. A vigência das bolsas de ambos os editais é de 12 meses, com início das atividades previstas para 1º de setembro.

As duas iniciativas oferecem oportunidades adicionais para estudantes interessados em participar de projetos de pesquisa. Assim, não competem com os programas de Bolsas de Iniciação Científica (PBIC) e de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PBIT) ofertados pelas universidades vinculadas aos hospitais da Ebserh.
Demais informações podem ser consultadas nos editais de seleção (Programa de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica).

Com Ebserh