Arte e Cultura

Documentário ‘Reverberações freireanas’ celebra 101 anos do educador Paulo Freire

Trabalho foi produzido pelo projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil

Freire, em entrevista que compõe documentário lançado neste mês
Freire, em entrevista que compõe documentário lançado neste mês Reprodução | YouTube

Em celebração aos 101 anos de nascimento do educador Paulo Freire, completados neste mês, o projeto de extensão Pensar a Educação, Pensar o Brasil, vinculado à Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, lançou o documentário Reverberações freireanas

Disponível no canal do projeto no YouTube e para download, o curta-metragem tem 15 minutos de produção, ao longo dos quais propõe ao espectador um mergulho no cotidiano brasileiro, nas mídias e na educação, por meio de imagens de arquivo que reverberam alguns dos pensamentos freireanos. O filme foi idealizado para ser exibido em escolas, a fim de suscitar debates sobre a educação brasileira. Outra proposta é provocar diálogos sobre o fazer cinematográfico, convidando estudantes a refletir de forma crítica e emancipadora.

Com direção de Letícia Pires, cientista social com formação pela UFMG, e Thiago Rosado, mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação da UFMG e licenciado em Teatro também pela Universidade, o filme foi produzido ao longo de 2021, ano em que se comemorou o centenário do educador e filósofo Paulo Freire. O estúdio de produção audiovisual do projeto reuniu equipe multidisciplinar, que mergulhou no pensamento de Paulo Freire por meio da leitura de seus textos e de encontros com pesquisadores de sua obra.

O projeto
O Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822-2022 foi criado em 2007 para articular um conjunto de ações que reúnem as dimensões da extensão, do ensino, da pesquisa e da comunicação pública do conhecimento científico sobre educação, a fim de propor reflexões e alternativas para a educação pública brasileira.

A coordenação geral do projeto é de Libéria Neves, Luciano Mendes de Faria Filho e Tarcísio Mauro Vago.