Domingo no Campus celebra dia do meio ambiente na Estação Ecológica

iaAtividade em edição anterior do evento: no dia 4, haverá conversa e exposição sobre as sub-bacias hidrográficas do campus
Atividade em edição anterior do evento: no dia 4, haverá conversa e exposição sobre as sub-bacias hidrográficas do campus Foca Lisboa / UFMG

A nona edição do Domingo no Campus, que será realizada no próximo domingo, 4, na Estação Ecológica, vai celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho). O evento, aberto à comunidade, será realizado das 8h às 13h, unindo brincadeiras e oficinas a uma atividade educativa sobre o potencial aquífero do campus Pampulha

O público vai contar com opções de alimentação e banheiros. Eles devem usar roupas confortáveis, de preferência calças, e levar repelente e garrafa de água. Como a Estação Ecológica é espaço de preservação e conservação e ambiente de extensão e pesquisa universitária, não será permitida a entrada de animais de estimação. Com 114 hectares, a Estação é habitat de várias espécies de mamíferos, anfíbios, répteis e aves.

A programação inclui brincadeiras comandadas pela equipe do projeto Tô de Boa, Tô no Campus, caminhadas ecológicas, oficinas de educação, Bike Anjo BH (que ensina a andar de bicicleta), dança cigana e sessões no Cineclube Olaria.

Em comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, o evento contará ainda com uma exposição e conversa sobre a circulação de águas no campus Pampulha, que é cortado por duas sub-bacias hidrográficas – Ribeirão Pampulha e Córrego Mergulhão. A atividade será conduzida pelo estudante de Geografia Gabriel Teles, do Instituto de Geociências da UFMG. Integrante do Consórcio de Recuperação da Bacia da Pampulha – associação civil-comunitária que atua em Belo Horizonte e Contagem –, Teles vai abordar o assunto na exposição Águas da Pampulha, por meio de uma maquete que possibilitará visualizar o itinerário da água pelo campus. "Trata-se de ótima oportunidade para compreender a origem dessa água que passa por debaixo da nossa terra e saber para onde ela vai quando chove", afirma o estudante.

Moradia-Estação
A linha de ônibus que faz o trajeto entre as moradias universitárias, no bairro Ouro Preto, e o campus Pampulha circulará no domingo, transportando os residentes até a Estação Ecológica, em dois horários (ida e volta). O ônibus sairá da moradia, às 8h e às 10h30, e retornará da Estação, às 10h e às 13h.

O Domingo no Campus é organizado em parceria pelas pró-reitorias de Extensão, Administração e Assuntos Estudantis, pela Diretoria de Ação Cultural, pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários e pelo Centro de Comunicação da UFMG. Mais informações estão disponíveis na página do evento.

Assista ao vídeo produzido pela TV UFMG na última edição do evento, em março deste ano: