Notícias Externas

Doutora em ciência política analisa crise no Equador

Programa Conexões levou ao ar entrevista com a professora de relações internacionais Renata Peixoto de Oliveira, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Manifestantes reunidos durante protesto no Equador
Manifestantes reunidos durante protesto no Equador Foto: Migrar Photo - @migrarphoto / Fluxus Foto - @fluxuscolectivo

Desde o início do mês de outubro, o mundo tem assistido a uma crescente onda de protestos no Equador. As manifestações começaram após o governo, liderado pelo presidente Lenín Moreno, anunciar uma série de medidas solicitadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI), para que o país se tornasse apto a receber empréstimos.

O fim do subsídio aos combustíveis fósseis, vigente há mais de 40 anos no país, e o consequente aumento dos preços da gasolina e do diesel foram um dos principais motivos impulsionadores da revolta. Após vários dias de conflito, o presidente Lenín Moreno chegou a alterar a sede do governo de Quito para Guayaquil, a fim de se afastar dos protestos. Na última segunda-feira, 14, para conter as manifestações, Moreno revogou o fim do subsídio aos combustíveis.

A professora Renata Peixoto de Oliveira, doutora em ciência política pela UFMG e docente do curso de relações internacionais da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), falou sobre a crise do Equador em entrevista veiculada nesta quarta-feira, 16, no programa Conexões.

Ouça a conversa com Hugo Rafael

Produção de Rodolfo Morais e Jaiane Souza, sob orientação de Hugo Rafael