Doutoranda da UFMG é premiada pela Sociedade Brasileira de Genética
Caroline Batistim Oswald produziu vídeo sobre rã ameaçada de extinção
O vídeo produzido pela doutoranda Caroline Batistim Oswald, do Programa de Pós-graduação em Zoologia do ICB, foi o vencedor, na categoria Evolução, do Prêmio Divulgação Científica SBG - Bayer Brasil Crop Science. A premiação ocorreu durante o 65º Congresso Brasileiro de Genética, promovido pela Sociedade Brasileira de Genética (SBG).
O vídeo de Caroline apresentou a pesquisa de seu mestrado, concluído em 2016, em que avaliou a ocorrência de uma espécie de rã, a Ischnocnema manezinho, em Santa Catarina. A dissertação Model based species delimitation as a tool to identify undescribed anurans in southern atlantic forest foi orientada pelo professor Paulo Garcia, do Laboratório de Herpetologia do ICB, e pelo professor Selvino Neckel, da Universidade Federal de Santa Catarina.
Manezinho
A Ischnocnema manezinho foi registrada em 1996 pelo professor Paulo Garcia, que encontrou uma população em Florianópolis. O objetivo do estudo empreendido por Caroline Batistim foi confirmar se animais semelhantes encontrados em outras regiões do estado também eram exemplares da mesma espécie. A conclusão foi que ela é exclusiva de Florianópolis e que as rãs do entorno são de outras espécies. Atualmente, pesquisadores trabalham com exames de DNA e com dados de morfologia e vocalização para classificar os animais.
Assista ao vídeo produzido pela estudante da UFMG: