Notícias Externas

Edição 11/09/2012 Jornal UFMG

Consumidor A: O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, detalhou nesta terça-feira as medidas do governo para reduzir as contas de energia elétrica, que começam a valer em 2013. As medidas já haviam sido anunciadas pela presidenta Dilma Rousseff durante pronunciamento em ocasião do 6 de setembro na semana passada. A queda na tarifa de energia elétrica para grandes empresas, vai variar de 19,7% a 28%. Para o consumidor residencial, a queda no custo de energia vai ser de 16,2% a partir de 2013. Ouça reportagem de Fernanda Sabino.

CONSUMIDOR A- REDUCAO - 11-09-2012.mp3

Consumidor B: O Ministério Público deve decidir até esta sexta-feira se sacolas biodegradáveis voltam a ser vendidas em Belo Horizonte. Especialistas em meio ambiente e a AMIS, Associação Mineira de Supermercados, torcem para que a medida seja aprovada. Já os consumidores não querem a volta da cobrança pelas sacolinhas. O tema foi discutido nessa segunda-feira em uma reunião em Belo Horizonte. Ouça reportagem de Laura Marques.

CONSUMIDOR B - REDUCAO - 11-09-2012.mp3

Atualidades: Segue para as mãos do governador Antônio Anastasia, para sanção ou veto, o projeto de lei aprovado pela Assembléia Legislativa que prevê a inclusão de dois novos municípios no Colar Metropolitano de Belo Horizonte: Bom Jesus do Amparo e São Gonçalo do Rio Abaixo. Hoje, nosso colunista sobre questões metropolitanas e coordenador do Cedeplar, Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da UFMG, Roberto Montemor, avaliou os impactos dessa inclusão. Segundo ele, a medida é positiva porque fortalece a integração entre municípios, mas atender às demandas de todos eles ainda é um desafio. Ouça entrevista concedia à jornalista Roberto Montemor.

ATUALIDADES - COLAR METROPOLITANO - 11-09-2012.mp3

Para que serve o vereador?: Mais de quatrocentos mil candidatos vão disputar em todo o país aproximadamente cinqüenta e sete mil vagas em Câmaras Municipais nas eleições 2012. Em Minas, são mais de quinhentas novas cadeiras. Você sabe dizer porquê elas foram criadas e que o vereador mais votado não vai necessariamente ocupar uma delas? Estes são os temas abordadas na segunda reportagem do especial “Para que serve o vereador?”. Ouça reportagem de Larissa Rodrigues.

Política: Belo Horizonte é palco hoje do primeiro ato público pela Reforma Política e combate à corrupção. Neste momento, quem passar pela Praça Sete, no centro da capital, vai poder participar da coleta de assinaturas em apoio ao projeto de iniciativa popular para mudanças no processo das eleições e na conduta dos parlamentares. Assim como ocorreu com o Ficha Limpa, a meta dos movimentos sociais é colher em Minas Gerais 300 mil assinaturas como informa o coordenador do comitê mineiro de combate á corrupção, Anivaldo Matias. Ouça reportagem de Fernanda Sabino.

POLITCA - REFORMA POLITICA - 11-09-2012.mp3

Cobertura Eleições: A Rádio UFMG Educativa continua a veicular as entrevistas com os candidatos às prefeituras das três maiores cidades da Região Metropolitana: Belo Horizonte, Betim e Contagem. Hoje, conforme sorteio, é a vez do Sargento Peixoto, na coligação Frente Socialista de Esquerda de Betim. Ouça entrevista concedida à jornalista Soraya Fideles.

COBERTURA ELEICOES 11-09-2012.mp3