Notícias Externas

Edição 16/08/2012 Jornal UFMG

De olho na cidade: Universalização do saneamento básico ainda é uma realidade distante nas cem maiores cidades do País. A conclusão é de uma pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Trata Brasil. O levantamento, que mostra a situação dos serviços de água e esgoto, nos grandes municípios brasileiros revela que cerca de 20% da população não tem acesso à água tratada e mais da metade também não tem acesso à coleta de esgotos. Para solucionar o problema do saneamento básico no Brasil, o governo trabalha no Plansab, um conjunto de metas e ações para o setor nos próximos anos. E a sociedade civil pode contribuir e apresentar propostas. Ouça reportagem de Júlia Guimarães.

DE OLHO NA CIDADE - SANEAMENTO BASICO - 16-08-2012.mp3

Estradas: O governo federa liberou R$ 455 milhões para estradas e ferrovias em todo o país. O decreto assinado pela presidenta Dilma Rousseff e a ministra do Planejamento, Miriam Belchior está publicado na edição de hoje do Diário Oficial da União. O texto define que será concedido crédito suplementar ao Ministério dos Transportes para a liberação dos recursos. Entre as obras previstas, estão a duplicação de quatro rodovias de Minas Gerais, que devem ser concedidas por meio do sistema de Parceria público-privada. Ouça reportagem de Laura Marques.

ESTRADAS DILMA - 455 MILHOES - 16-08-2012.mp3

Desafios dos Prefeitos: Das estradas para as cidades. Agora o assunto é mobilidade urbana. O segundo ano de mandato dos prefeitos que saírem vitoriosos nas urnas em outubro coincide com a Copa do Mundo 2014. Desde abril, já está em vigor em todo o país a política nacional de mobilidade urbana. Portanto, vai caber aos futuros gestores resolver problemas antigos como congestionamentos e promover a qualidade do transporte público coletivo.
Ouça reportagem de Vanessa Bugre e Soraya Fideles.