Pesquisa e Inovação

Edital do desafio de empreendedorismo para pesquisadoras é prorrogado

Fapemig pretende que a chamada alcance outros perfis de mulheres na academia

Claudia Mayorga, pró-reitora de Extensão da UFMG, em workshop realizado em Belo Horizonte
Claudia Mayorga, pró-reitora de Extensão da UFMG, em workshop realizado em Belo Horizonte Fapemig

Foram prorrogadas as inscrições para o Dela/Fapemig, programa de formação empreendedora para mulheres bolsistas de mestrado e doutorado da Fapemig. O edital, lançado em 23 de abril, teve suas inscrições estendidas até a próxima sexta-feira, 17 de maio. O objetivo é ampliar as oportunidades de aproximação de pesquisadoras universitárias ao universo do empreendedorismo e inovação, sob a liderança de bolsistas contempladas pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação (PAPG) da Fundação.

A chamada selecionará até 10 projetos em cada uma das seis cidades escolhidas para receber a edição-piloto, totalizando 60 projetos elegíveis para a formação empreendedora intensiva de sete semanas. Os conteúdos ofertados auxiliarão as pesquisadoras a identificar o benefício de seus estudos para a sociedade, os problemas que podem ser solucionados com sua aplicação prática, o papel da universidade no apoio à inovação, estratégias de comunicação e tendências.

A equipe, liderada por uma bolsista Fapemig, pode ser composta de alunas ou ex-alunas de instituição científica, tecnológica e de inovação, bolsistas, ex-bolsistas do PAPG ou mulheres, não bolsistas,  matriculadas em universidades. As equipes devem ter de um a quatro participantes.  

Para Yale Soares, da equipe do projeto Dela/Fapemig, o desafio ampliará o protagonismo e a representatividade de mulheres na ciência e no empreendedorismo. “Tanto na pesquisa acadêmica quanto no empreendedorismo tecnológico, há uma baixa presença de mulheres. Apenas 28% dos pesquisadores do mundo são mulheres, e menos de um terço das startups do mundo são comandadas por elas. Queremos mudar esse cenário", afirma.

No mercado e na universidade
O Desafio do Empreendedorismo do Legado Acadêmico (Dela) tem o objetivo de promover a formação empreendedora de mulheres bolsistas de mestrado e doutorado do Programa de Apoio à Pós-graduação (PAPG) da Fapemig.

O Dela prepara as bolsistas para interagirem em diferentes cenários, tanto por meio da introdução de suas pesquisas no mercado quanto pela condução de ações empreendedoras nas universidades. A edição-piloto será realizada em seis cidades: Belo Horizonte, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Uberlândia e Viçosa.

Para ajudar a sensibilizar, inspirar e motivar as pesquisadoras a participarem do projeto, foram realizados workshops nas localidades que receberão o Dela. Nesses eventos, as participantes conheceram casos de sucesso e tiveram a oportunidade de ampliar suas redes, de formar seus times e acessar conteúdos sobre liderança, negociação e networking.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser solicitadas pelo e-mail dela@fapemig.br

Com Fapemig